domingo, 16 de março de 2014

Barbalha (CE): Documentário divulga festa religiosa - See more at: http://www.blogcariri.com.br/#sthash.XKBHm61g.dpuf

O tão sonhado registro no Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ainda não ocorreu com a Festa de Santo Antônio de Barbalha, que envolve as mais variadas manifestações culturais. Mas a própria plasticidade e originalidade da festa têm sido foco de pesquisa para os mais diversos profissionais brasileiros. O fotógrafo Augusto Pessoa, que há mais de 10 anos tem realizado registros sobre o evento e suas manifestações culturais, é um deles.

Com o documentário O Pau da Bandeira, realizado em 2012, tem sido premiado em vários festivais do Brasil e ampliado a visibilidade do evento no Brasil. Os mais recentes prêmios são do Festival Brasileiro de Filmes de Turismo, Aventura e Sustentabilidade, o Fatu 2013, em Paraty, Rio de Janeiro, com o melhor filme profissional e melhor montagem, além de ser selecionado para o Festival do Filme Etnográfico do Recife, em outubro do ano passado, Cinema da Fundação, em Recife-PE, e para o Clemont Ferrant, na França.

O filme procura resgatar toda as nuances da festa, em sua diversidade cultural, com os grupos de tradição. A direção além de Augusto, é realizada pelo cineasta Felipe Wenceslau, com fotografia de ambos e mais Hélio Filho. Além dessas premiações, o trabalho arrancou o prêmio de melhor fotografia, no Curta Canoa - 2012, em Canoa Quebrada, no Estado cearense, e na mesma categoria, venceu em 2012 o Festival Latino Americano de Cinema da Amazônia 2012.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: