terça-feira, 18 de março de 2014

Crato lança Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte- PPCAAM


O Governo do Crato através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), realizou na manhã da última quinta-feira, 13, no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, o lançamento para a implantação do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) no município.

O programa surgiu para integrar uma política nacional de redução da violência letal, objetivando complementar e fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos no atendimento a crianças e adolescentes ameaçados de morte. Foi criado em 2007, e instituído no Ceará através do Decreto Federal nº 31.190, de 15 de abril de 2013.

Na ocasião, o coordenador geral do programa no Ceará, Higor Cataldo, apresentou o projeto, algumas questões relacionadas aos trâmites para adesão dos municípios e falou sobre os órgãos do poder judiciário que são utilizados como porta de entrada para solicitar a inclusão de casos no programa, entre eles, Conselho Tutelar e Defensoria Pública.

A coordenadora da Proteção Básica, Andressa Nunes, no ato representando Elizangela Rodrigues, gestora da SMTDS, ressaltou que o programa será muito importante para o Crato, pois trata-se de um serviço de inteligência que possui uma equipe que faz  estudo de caso em determinadas situações, e onde o município precise deslocar uma criança ou adolescente que está sendo ameaçado de morte. “Através deste programa, a gente consegue viabilizar esse deslocamento de forma extremamente sigilosa e segura”, afirmou.


O PPCAAM é uma parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (SEJUS) e a Frente de Assistência à Criança Carente (FACC). 

Nenhum comentário: