quinta-feira, 6 de março de 2014

Crato tem trabalhos aprovados em Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família


A Secretaria de Saúde do Crato participará ativamente da IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, que acontecerá de 12 a 15 de março em Brasília. O evento tem o objetivo de valorizar as experiências cotidianas e estimular o protagonismo local dos milhares de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil. 

As experiências que serão apresentadas são divididas em 20 eixos temáticos. Entre eles estão: arte, saúde e cuidado; controle social e participação política; educação em saúde e educação popular em saúde; as práticas da vigilância em saúde no território da Atenção Básica. 

A IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, parte do princípio de que todo trabalhador tem muito a ensinar e a aprender com as experiências uns dos outros. Muitas situações que foram projetadas e não aconteceram como planejadas, podem contribuir para a reflexão sobre as práticas e produção de novos arranjos no dia a dia dos serviços. A partir disso, é possível trocar ideias e propor melhorias na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a Secretaria de Saúde Aline Franca, será de suma importância a participação da Secretaria de Saúde do Crato num evento desse porte “Aprenderemos com os trabalhos aprovados de todo o País e mostraremos nossas estratégias de melhoria nos serviços de saúde”, explica.


Do Crato foram selecionados os seguintes trabalhos: 

 1- Oficinas Intersetoriais de Promoção a Saúde para Formação de Multiplicadores do Programa de Saúde na Escola, envolvendo profissionais da  Estratégia de Saúde da Família - ESF,  Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF e Educadores. Autoras: Daniele Noroes, Aline Alencar Franca e Duciele Bione; 

2-Educação permanente em saúde como estratégia para a formação de agentes comunitários de saúde no município do Crato, de autoria de Keila Formiga;

 3- Motivando para integrar e qualificar o ambiente externo e interno, de Rosa Maria Alencar;

4 - Implantação dos formulários do Sisprenatal web, no município do Crato, de Nelyse Araújo.

Nenhum comentário: