quarta-feira, 19 de março de 2014

Curtas da política por Donizete Arruda


Compromisso: uma nova Câmara

O presidente da Câmara de Juazeiro, Capitão Vieira, declarou à coluna que quer iniciar um novo tempo no parlamento. O primeiro passo ele já deu ao criar a Controladoria Geral. E novas medidas estão sendo preparadas para dotar o Legislativo de transparência absoluta. Outra meta é aproximá-lo da sociedade, objetivando eliminar a má imagem dos vereadores. Esse desafio a que se propõe o presidente Capitão Vieira é enorme. Ele se diz ciente e capaz de cumpri-lo. Sobre sua relação com o Poder Executivo, ressalta que manterá uma relação de independência.“Jamais admitirei humilhar o Parlamento para fazer os caprichos da administração, mesmo sendo o prefeito meu aliado. Tenho consciência que sou presidente de um poder legislativo livre”, afirmou Capitão Vieira.

Planos ousados para implantar

A Câmara de Juazeiro está no fundo do poço. O presidente Capitão Vieira corre contra o tempo. Quer mostrar todos os detalhes financeiros do Legislativo à população. Pretende implementar rapidamente o Portal da Transparência. Nele, já estuda meios de colocar todas as licitações, com concorrentes, resultados e pagamentos. Capitão Vieira assegura que não tem razões para esconder nada. Tudo terá que ser mostrado. Se cumprir o que está falando, é um novo tempo que começa na Câmara e o Capitão Vieira se credencia para ser um político moderno e alçar maiores vôos. Também, se tudo não passar de promessa de político, sairá da presidência pela porta dos fundos, como tantos outros.

Dor de cabeça para Raimundão

O vereador Darlan Lobo está determinado a fazer uma oposição implacável e até mesmo pessoal à administração Raimundo Macedo. Apesar de pertencer ao mesmo partido de Raimundão, o PMDB, Darlan quer ser visto como o seu maior opositor. Para viabilizar essa bandeira, apresentou o pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a construção do Shopping Juazeiro, um empreendimento de propriedade da família do prefeito juazeirense. Darlan, em seu requerimento, averiguou que, no cartório, a matrícula onde está sendo erguido o shopping pertenceria ao Município e duas ruas teriam sido anexadas irregularmente ao terreno do empreendimento. A direção do Shopping nega qualquer ilegalidade. O presidente da Câmara, Capitão Vieira, disse à coluna que pautará sua conduta, sempre pela transparência. Assim, se tiver número regimental, instala a CPI. Sem assinaturas para a comissão, arquiva. O prefeito Raimundão, por sua vez, articula barrar mais essa CPI na Câmara.

Silvio Rui comanda o transporte

O requerimento do vereador Tarso Magno pedindo providências para a realização de nova licitação no transporte público de Juazeiro incomodou o presidente da Câmara, Capitão Vieira. A explicação está na compra de parte da empresa Viação Lobo pelo empresário Sílvio Rui. A Viação Lobo, agora, é parte da SR Empreendimentos. O incômodo do presidente ficou notório. No meio do requerimento verbal, interrompeu o vereador Tarso dizendo que iria ampliar a discussão para topiques, táxis e outros. Tarso estranhou e retrucou que não era esse o foco de sua apuração. Alegou que o transporte público é de péssima qualidade e, por isso, se faz necessário nova licitação.

Briga cada vez mais pessoal

Está difícil o prefeito Raimundo Macedo manter o controle de sua base aliada.Os próprios vereadores que o apoiam descartam essa obediência. Na última semana, até o irmão do prefeito, vereador Preto Macedo, se recusou a fazer parte da comissão que analisaria as denúncias contra Cláudio Luz. A grande maioria dos parlamentares não quer compor esse tribunal de exceção, que foi instaurado sem sustentação jurídica. O constrangimento foi notório. Para piorar o clima interno no Legislativo, as avaliações feitas pelos vereadores mais experientes mostram que cassar Cláudio Luiz é erro infantil. Ou seja, ele só será cassado se Raimundão entrar no jogo. Se depender apenas do presidente Capitão Vieira, o desafeto continua na Câmara.

Cabeça de prefeito a prêmio

A cada dia, está mais crítica a situação política do prefeito de Antonina do Norte, Antonio Filho. Acaba de dar entrada na Câmara de Vereadores do Município uma ação popular pedindo o seu impeachment. A entidade ACECC I (Ação de Combate à Corrupção e à Impunidade), através de seu diretor regional Gilvan Rodrigues Sampaio, solicita o afastamento por irregularidades verificadas em 2012, conforme relatório de inspeção do TCM na contabilidade e licitação do município. Antonio Filho foi reeleito como uma esperança de renovação para a cidade, que apostava nas suas promessas de governar pensando na coletividade. Nem bem as urnas foram apuradas e o prefeito Antonio Filho sumiu de Antonina, não paga os salários em dia e muito menos os fornecedores são respeitados. A conseqüência é que as denúncias se multiplicam e a sua gestão está sendo investigada, além do TCM, pela Controladoria Geral da União (CGU ) , Polícia Federal e Ministério Público Federal e Estadual. Com tanta gente no pé, agora, o prefeito Antonio Filho tem os vereadores examinando seriamente se o afastam do cargo a pedido do povo de Antonina do Norte.

Disse me disse

Os vereadores Bebeto Anastácio e Pedro Alagoano se confrontaram na defesa do juiz José Batista e dos promotores Lucas Azevedo e Raimundo Parente.

Pedro defendeu a decisão do juiz em arquivar o processo de afastamento dos vereadores. Bebeto quer o prosseguimento da ação dos promotores por estarem com a razão.

De novo, no Crato: os vereadores Luciano Saraiva e Amadeu de Freitas trocaram acusações de recebimento de propina.

Amadeu acusou Luciano de ter recebido R$ 50 mil para desaprovar as contas do exprefeito Samuel Araripe. E Luciano retrucou: “E Vossa Excelência, ganhou R$ 100 mil para aprovar”. Como o caso foi arquivado pela Justiça, ninguém saberá quem tem razão.

O petista Cláudio Luz é contra a instalação de uma piscina olímpica no Parque Ecológico. Lá, não é o local adequado para construção desse equipamento; A área não tem estrutura para ser utilizada como parque aquático.

Ministério Público viu indícios de irregularidades em concurso público para cargo de procurador municipal em Lavras da Mangabeira. Recomendou a anulação do certame.

Senador Eunício Oliveira receberá o título de cidadão em Brejo Santo, no dia 20, na Câmara Municipal sob as bênçãos do deputado Wellington Landim.

Líder da oposição em Missão Velha, vereador Diego Feitosa esclarece que as contas do ex-prefeito Washington Fechine voltaram para o TCM sem julgamento, por decisão do próprio tribunal.

Outra informação de Missão Velha: por ora, está complicada a montagem de uma chapa oposicionista comandada pelo vereador Macedinho para presidir a Câmara.

Desculpe a ignorância, os vereadores do atraso de Juazeiro vão permitir que o presidente Capitão Vieira faça uma revolução do bem na Câmara?

Fonte: Jornal do Cariri 

Nenhum comentário: