quarta-feira, 12 de março de 2014

Curtas de política - Donizete Arruda

Estaca zero na Câmara do Crato

Surpresa. O juiz Flávio Bezerra arquivou o processo que afastou os cinco vereadores do Crato. Essa turma era acusada de participar de um suposto mensalinho denunciado pelo ex-prefeito Samuel Araripe. O magistrado ainda suspendeu a liminar, determinando o retorno dos vereadores ao Legislativo cratense. O argumento usado pelo magistrado foi a fragilidade na apresentação da denúncia e, também, o fim do prazo de 30 dias para sua formalização. Essas as duas principais alegativas predominantes para o arquivamento do processo.

Samuel cantou antes da hora

O maior derrotado com a volta dos vereadores à Câmara do Crato é o ex-prefeito Samuel Araripe. Dias atrás, quando esteve no Município para ser ouvido pelo Ministério Público Estadual, Samuel garantiu que os vereadores e o prefeito Ronaldo Matos seriam afastados. Não escondeu a sua convicção ao relatar isso publicamente durante almoço em um restaurante famoso do Crato. Só que ao tentar antecipar a decisão judicial Samuel errou.

Tem troco contra ex-prefeito

Com base no arquivamento da denúncia formulada por Samuel Araripe, o vereador Dárcio Luiz de Souza ingressará na Justiça com processo contra o ex-prefeito, tendo contratado o advogado Paolo Gurgel. Por sua vez, o prefeito Ronaldo Matos enviou ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e ao Ministério Público Estadual, as contas referentes à gestão passada. Lá, existe a denúncia de que a administração de Samuel deixou R$ 40 milhões de restos a pagar ou sem destinação correta. Caberá, agora, ao TCM e ao MPCE analisar e se posicionar sobre essas contas.

Raimundo Filho de cabeça baixa

Quem saiu muito chamuscado nesse processo para derrubar o prefeito Ronaldo Matos do cargo foi o vice-prefeito Raimundo Filho. Ele rompeu com Ronaldo, crente de que assumiria a Prefeitura. É o mal de todo vice que não tem voto e quer sentar no cargo de prefeito pela porta dos fundos. Essa manobra nunca acaba bem, pois quando assume a prefeitura sai ao final do mandato enxotado pelo povo. No Crato, Raimundo Filho sequer assumirá a prefeitura. Ele acreditou nas promessas do ex-prefeito Samuel Araripe de que a Justiça iria cassar Ronaldo Matos. Ao saber da decisão do juiz Flávio Bezerra, tomou um susto. O sonho tinha acabado.

Fora de compasso

O prefeito Zé Leite é um político afeito a propagar a boa administração que realiza em Barbalha. Recentemente, festejava o fato de seu governo ter passado longe da onda de denúncias que varreu o Crajubar. Entre idas e vindas, na condução de sua relação política com o deputado Camilo Santana, Zé Leite tenta impor, agora, a sua própria liderança. Uma tarefa nada simples. Esta semana, por exemplo, sua administração foi confrontada por pacientes portadores de hanseníase. Esses pacientes levaram ao conhecimento da sociedade a forma rude e discriminatória como são tratados pelos servidores da Prefeitura.

Coisa mais feia, Zé Leite!

Se a discriminação já não fosse o pior dos crimes, os detentores de hanseníase denunciam que, quando conseguem acesso ao serviço de saúde, estão recebendo medicamentos vencidos. Isso compromete ainda mais a saúde de seus usuários, causando distúrbios ao organismo, agravando a doença e podendo levar a óbito. Como conseqüência, Zé Leite enfrentou, durante a semana passada, protestos em diversos órgãos de Saúde no município. O prefeito de Barbalha nada fez para resolver o que gerava a revolta do funcionalismo. Diante do protesto de pacientes que estavam recebendo remédios vencidos, os servidores municipais não só confirmaram a fraude como ainda desafiaram os doentes. Informavam que “só há um lote de medicamento”. “Leva quem quiser.” Ao distribuir remédio vencido, o prefeito Zé Leite sabe que assume a responsabilidade sobre o tratamento ineficaz e danoso a esses pacientes. Esse escândalo foi encaminhado ao Ministério da Saúde.

Vitória judicial adia julgamento

O ex-prefeito de Missão Velha, Washington Fechine, conseguiu uma liminar na e adiou a votação de suas contas pela Câmara. Ele avaliou estar em curso uma manobra do atual gestor Tardiny Pinheiro e de outro antecessor, Gidalberto Pinheiro, para torná-lo inelegível. O embate entre as forças políticas fez renascer no Legislativo a oposição, que definiu antecipadamente o nome do vereador Macedinho como candidato à presidência da Câmara. Macedinho tem conversado com todos os vereadores oposicionistas, inclusive, com dois igados à atual gestão. Os governistas foram procurados para integrar a nova frente. Macedinho foi chefe de Gabinete de Fechine e conta ainda com o apoio do deputado Wellington Landim e do ex-deputado Giovani Sampaio. No Legislativo de Missão Velha, tem sido constante a reclamação dos vereadores quanto à falta de diálogo entre os poderes. Sem habilidade para fazer o trabalho, Tardiny nomeou como seu articulador o presidente da Câmara, Cícero da Cagece. Essa interlocução tem se mostrado falha e gerado desgaste ao presidente.

DISSE ME DISSE

Um carnaval, de acusações e denúncias de agressão, foi vivenciado pela população de Aiuaba. O ex-prefeito Ramilson Moares e o atual Airton Araújo estão definitivamente rompidos e em pé de guerra. E o pior, tudo que dizem de ruim um do outro, parece ser verdade.

Ramilson elegeu Airton, que aceitou as regras de seu antigo chefe para chegar ao cargo durante um ano. Depois, resolveu mandar em tudo e rompeu com padrinho político, assumindo a chave do cofre da prefeitura.

O MP deve interferir em Aiuaba, senão o caso acaba em morte. O prefeito Airton Araújo não prestou contas de nenhum mês de sua administração, que está no segundo ano.

Tarso Magno solicitou o rompimento imediato do contrato da empresa SR Empreendimentos com os permissionários do terminal intermunicipal. Magno, ressaltou o descaso com os comerciantes e a população e que a empresa visa somente o lucro.

Virou moda. Em Caririaçu, mais um atentado a bomba contra um prédio público. Desta vez, o alvo foi a Secretaria de Segurança municipal.

Prefeito Raimundo Macedo está irritado com o presidente Capitão Vieira por patrocinar a defesa do empresário Silvio Rui.

Desculpe a ignorância, o presidente da Câmara, Capitão Vieira, está contra os permissionários dos mercados de Juazeiro do Norte?

Fonte: Jornal do Cariri 

Nenhum comentário: