quinta-feira, 6 de março de 2014

Juazeiro do Norte-CE: Parque Timbauba esvaziado por falta de segurança; autoridades prometem mudanças

Os bancos quase majoritariamente vazios do imenso parque Ecológico das Timbaúbas denunciam o medo e a preocupação da população em visitar o espaço que deveria ser de lazer. O casal de universitários do curso de Direito da Faculdade Leão Sampaio, sentados abaixo de uma frondosa árvore não tem sido uma cena comum no parque de quase 640 hectares.

“Frequentamos o parque com pouca constância e somente durante o dia. Está muito perigoso, não tem segurança e a iluminação aqui é precária”, relata o jovem Francisco Barbosa que recentemente foi assaltado na calçada do Parque. “Estava voltando da aula com minha namorada e fomos abordados por um homem aqui em frente à guarita”. “A segurança é zero”, acrescenta.

Registros como estes viraram rotina naquele local. No começo do mês, um grupo de adolescentes foi apreendido dentro do Parque com vários objetos furtados e portando entorpecentes. A apreensão foi realizada pelos Guardas Ambientais que possuem uma base no interior da reserva.

Para o Capitão Rabelo da Polícia Militar Ambiental, a atuação dos Militares acontece “prioritariamente na parte externa”, atendendo denúncias, realizando blitz e fazendo operações em prol da defesa do meio ambiente. No entanto, segundo Rabelo, em breve a segurança será reforçada com o apoio de uma motopatrulha que realizará rondas por toda extensão do parque.
“O efetivo para realizar a segurança do parque é reduzido. Apenas três homens ficam na base. Para facilitar o trabalho e dar uma resposta mais efetiva para a sociedade, estamos recuperando uma moto, para ser usada exclusivamente dentro da Reserva, a fim de diminuir os casos de criminalidade”, explica o Capitão.

Para reaproximar à população, Rabelo revela que outras ações serão desenvolvidas ainda nesse semestre. “Temos que proporcionar atividades para a população; tirar os jovens da criminalidade. Com esse objetivo, iremos disponibilizar alguns cursos gratuitos para comunidade carente dos bairros adjacentes ao Parque das Timbaúbas, voltado especialmente para o público adolescente e juvenil”.
O administrador do Parque, Silva Lima, compartilha da mesma opinião do Capitão Rabelo e antecipa algumas medidas a serem tomadas pela Gestão Municipal. “Tive uma reunião com o Secretário de Segurança [Renato Cabral] e o prefeito Raimundo Macêdo e decidimos criar uma base da Guarda Municipal dentro do Parque. Será o ponto de apoio, com guardas 24 horas, dando maior segurança aos frequentadores e reforçando a ronda realizada pelo Polícia Ambiental”.

Silva relembra com nostalgia o ano em que o parque foi fundado, citando as inúmeras opções de lazer que a população dispunha. “A população fazia piquenique, tomava banho de piscina, frequentava as quadras e lanchonetes, mas uma pequena parcela foi destruindo o patrimônio, até a placa de inauguração, que era de bronze, roubaram”. Revitalizar o Parque, portanto, tem sido a prioridade, garante Silva Lima.

“Há um projeto para criar um centro de reabilitação, construção de uma piscina olímpica e uma pista de cooper em volta do parque. A finalidade é afastar a criminalidade e aproximar a população de bem”, pondera. Questionado sobre as garantias de segurança para os visitantes, ele foi enfático. “Começaremos pelo o que está em nosso alcance. Fecharemos os buracos que foram abertos na grade de proteção e traremos guardas em tempo integral”, finaliza.

Site Miséria

Nenhum comentário: