terça-feira, 18 de março de 2014

Vacinação contra o HPV acontece realizada em escolas do Crato


A Prefeitura do Crato por meio da Secretaria de Saúde com a Coordenação de Imunização iniciou na segunda-feira, dia 10 de março a Campanha do Ministério da Saúde contra o HPV. 

A campanha foi lançada oficialmente no Crato no Colégio Municipal Pedro Felício. A vacina está disponibilizada em escolas municipais, estaduais e particulares e nos postos de saúde para meninas de 11 a 13 anos.

Sexualmente transmissível, o HPV pode provocar lesões genitais  e é a principal causa do câncer do colo de útero - o terceiro tipo de tumor maligno mais frequente entre as brasileiras, atrás apenas do câncer de mama e de cólon e reto. A razão para imunizar uma população tão jovem é que a eficácia é maior quando o contato com o vírus ainda não aconteceu, ou seja, antes do início da vida sexual.

A meta da campanha no município é vacinar 3.542 meninas na idade de 11 a 13 anos.

A coordenadora da Imunização do Crato, Tereza Cristina Brito está organizando dados percentuais da campanha e ressalta que as escolas estão sendo atendidas pelas equipes da Estratégia de Saúde

As equipes já estiveram no Colégio Municipal, Colégio Objetivo, Colégio Pequeno Príncipe, e hoje, terça-feira, 18, as equipes visitarão a  Escola Dom Quintino, no Bairro São Francisco, nos turnos manhã e tarde.

O esquema das vacinas será composto de três doses com intervalo de 6 meses da primeira para a segunda e 5 anos da primeira para terceira dose. O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), em 2014, amplia o calendário nacional de vacinação com a introdução da vacina quadrivalente contra o Papilomavírus Humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS).


 No Crato, as vacinas serão disponibilizadas nas escolas e unidades de saúde até o dia 10 de abril, depois desta data apenas nos postos de saúde.

Nenhum comentário: