quarta-feira, 24 de junho de 2015

Aprovado em Crato o Plano Municipal de Educação



O Plano Municipal de Educação foi aprovado nesta terça-feira (23) por unanimidade pela Câmara dos Vereadores do Crato. A sessão contou com a presença de professores, estudantes e membros da comissão que elaborou o plano. O documento que define metas educacionais para o próximo decênio, 2015/2025, é o principal instrumento da política pública educacional e estabelece metas para que a garantia do direito à educação de qualidade avance no município, considerando as necessidades educacionais dos munícipes.

O Secretário Municipal de Educação, Ronaldo Bacurau, destacou que o plano é fruto de um estudo que contou com a participação da Crede 18, URCA, Sindicato, Câmara Municipal, representantes do Fundeb, Ong’s, Secretaria de Planejamento, Conselho Municipal de Educação e representantes de escolas públicas e particulares. O secretário disse ainda que o Plano Municipal de Educação “representa o anseio de toda a classe educacional” e lembrou que, para a construção do mesmo, foram realizados diversos encontros com os mais variados setores da sociedade.

O Plano tem vigência de 10 anos e estabelece parâmetros para a educação do Crato, baseado em uma série de ações a serem seguidas e que se estendem a todos os níveis da educação. Entre as diretrizes do programa, está a melhoria da qualidade da educação, erradicação do analfabetismo e superação da desigualdade educacional.


Os Planos de Educação são, também, um importante instrumento contra a descontinuidade das políticas, pois orientam a gestão educacional e referenciam o controle social e a participação cidadã.

Nenhum comentário: