sábado, 16 de março de 2013

AUMENTO DA TAXA DE ÁGUA – RESTABELECENDO A VERDADE


O jornalista Wilson Rodrigues afirmou em diversos noticiários, dia 13, que a SAAEC fará reajustes na conta de água. Afirma o jornalista – "O reajuste na conta de água nem todo mundo vai poder pagar. Quem pagava 10 reais ou 14 reais passou para 28 reais ou 32 reais. Quem pagava 28 reais passou para 70 reais e se não pagar o fornecimento será cortado. Isto sem nenhuma explicação ou justificativa ao consumidor. Quem podia fazer alguma coisa pelo povo seria a câmara municipal, mas lá, dos 19 vereadores, 18 são aliados do prefeito."

Estranha-se que o jornalista não cite a fonte de onde vieram essas informações e, evidente, para que a matéria fosse publicada, ela deveria ser completa, isto é, fechada, já trazendo a palavra oficial da SAEEC. A informação, do modo como ela chegou ao leitor, gerou especulações infundadas e isto não é bom jornalismo.

Observe o que diz o jornalista Dihelson no Blog do Crato:

“O Jornalista Wilson Rodrigues estará realizando hoje (14) uma matéria completa sobre aumentos abusivos em contas de água verificadas no Crato (AQUI A INFORMAÇÃO JÁ É TRATADA COMO VERDADEIRA (grifo meu), que chegaram a duplicar o valor da tarifa. Estará realizando entrevista com o Presidente da SAAEC e logo mais teremos uma matéria completa que deverá responder às diversas perguntas do público, como por exemplo, porque o reajuste de tarifas ( ou de algumas tarifas ) ( AQUI, NOVAMENTE, A INFORMAÇÃO JÁ É TRATADA COMO VERDADEIRA (grifo meu) que, como se sabe, somente pode ser feito com autorização da câmara de vereadores.”
Em outras palavras, O Jornalista publica uma matéria que gera especulações no dia 13 e ainda vai confirmar no dia 14 com o Presidente da SAAEC. E o que é pior, ao reproduzir a matéria no Blog do Crato, ela já é tratada como verdadeira, observe os meus grifos. O repórter Wilson Rodrigues fugiu do velho princípio prático de escrever um texto jornalístico e satisfazer as curiosidades do mundo: “quem”?, “quando”?, “onde”?, “como”?, “o quê”?, “por quê”? Em suma, deveria checar as fontes e partir para redigir a matéria por inteiro, obedecendo às famosas perguntas aspeadas. Ademais, o repórter insinua, de forma sutil, que a reportagem é verdadeira, colocando valores que não existem e sequer se sabe de onde eles vêm, induzindo o leitor a dar opiniões de algo que ainda vai ser confirmado no dia 14/02/2013, conforme palavras do Dihelson no Blog do Crato.

A VERDADE

Para fechar a matéria inconclusa do repórter Wilson Rodrigues, estive hoje à tarde, dia 14/02/2013, com a diretora-financeira da SAAEC, Janaína Fernandes de Oliveira. A princípio, mostrou-se surpresa com a matéria e estranhou a origem dos valores citados pelo repórter Wilson Rodrigues e, também, a exorbitância dos aumentos criados por ele, já que não fora à SAAEC para colher as informações, mesmo porque, ainda segundo ela, ele jamais as teria, tendo em vista que esse assunto sequer foi discutido esse ano na empresa. Adiantou que uma majoração na taxa segue uma tramitação – o Executivo manda uma proposta para a Câmara que a discute e depois retorna ao Executivo para sancioná-la. A partir daí, o aumento na taxa de água vai para a conta do consumidor.

Finalizando, disse não compreender o teor de tais reportagens dúbias porque está à disposição da imprensa ou de qualquer cidadão para quaisquer esclarecimentos, não necessitando que o cidadão tenha uma compreensão duvidosa da realidade.

Prof. Augusto Rodrigues

Nenhum comentário: