sexta-feira, 17 de maio de 2013

CARIRI CANGAÇO´ COMEÇA AMANHÃ COM CAVALGADA

A programação itinerante do Cariri Cangaço começa neste ano por esta cidade, localizada no Sul do Ceará, distante 430 km de Fortaleza. O evento será aberto amanhã, a partir das 15 horas com a chegada de uma cavalgada oriunda de Jaguaretama. Depois haverá debate sobre o cangaço, o ciclo do coronelismo no Nordeste, a participação de lideranças locais no contexto histórico da sedição de Juazeiro, cujo centenário transcorre em 2014.

A secretária de Cultura do município de Lavras da Mangabeira, Cristina Couto, disse que a cidade vive a expectativa de realização do evento, que já promoveu seminários, exposições e debates nas cidades de Barbalha, Crato, Aurora, Barro, Juazeiro do Norte, Missão Velha e Porteiras. "Neste ano, o enfoque será dado para a discussão sobre a Sedição de Juazeiro", frisou. "É uma oportunidade das pessoas conhecerem acerca da história do Ceará", completou.

A Cavalgada Lêla Férrer é um acontecimento anual e de resgate histórico, coordenado pelo deputado estadual, Heitor Férrer, descendente da matriarca Fideralina Augusto Lima, que no século passado exerceu com determinação e força, liderança política regional. Na época, a família comprava animais da região do Riacho do Sangue e os trazia em tropas para Lavras.

Neste ano, a chegada de 12 cavaleiros que vão se juntar a 50 vaqueiros vai coincidir com a abertura do 4º Seminário Cariri Cangaço. Após a solenidade de abertura a ser realizada no plenário da Câmara Municipal de Lavras da Mangabeira, haverá apresentação de um vídeo produzido pela Assembleia Legislativa sobre a história de vida de Fideralina Augusto Lima.

Nenhum comentário: