terça-feira, 21 de outubro de 2008

TUCANOS E PETISTAS: SEM TRÉGUAS



PSDB E PT

No que depender do senador tucano Tasso Jereissati, PT e PSDB devem manter a rivalidade e não formar aliança no pleito de 2010, contrariando a possibilidade admitida por Carlos Matos, presidente estadual da legenda tucana. Ontem à noite, momentos antes de proferir palestra na Universidade Federal do Ceará (UFC), Tasso foi perguntado sobre o assunto: "Não é provável (que PT e PSDB estejam no mesmo palanque em 2010). De maneira nenhuma não é provável". Tasso foi enfático ao destacar que tal aliança seria "improvável", mas não chegou a garantir que tucanos e petistas seriam rivais no próximo pleito estadual. Indagado novamente sobre a questão, reafirmou: "Acho isso (aliança PT-PSDB em 2010) muito difícil de acontecer".

Na contramão da expectativa de Tasso, o presidente estadual do PSDB, Carlos Matos, já havia declarado que é possível, sim, que petistas e tucanos estejam juntos em 2010 no palanque da candidatura à reeleição do governador Cid Gomes (PSB). Conforme O POVO mostrou no último dia 10, Matos admitiu a possibilidade de o PSDB ficar ao lado do PSB de Cid no próximo pleito municipal. Neste caso, explicou ele, se o PT mantiver o apoio ao partido do governador, as duas legendas se encontrariam na mesma aliança. Enquanto Carlos Matos admitia a aliança, o presidente estadual do PT, Ilário Marques a rejeitava: "Não haverá acordo entre PT e PSDB no Ceará", disse Ilário, segundo publicado no O POVO do último dia 9. Em resposta a Ilário, Matos disse ter ficado surpreso com a "intolerância" do dirigente petista.

Reeleição

Para o senador Tasso Jereissati, ainda não é hora de pensar nas próximas eleições. Ele argumentou que, para 2010, a única coisa que planeja é continuar vivo. "Eu não estou nem um pouco preocupado com isso (eleições 2010) ainda. Meu projeto agora é trabalhar bem ano que vem no Senado. Continuar dando conta do recado lá. Acho até que vamos ter um ano difícil...". Sobre a reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT), Tasso comentou apenas que espera uma "melhora" por parte da administração petista.


E-Mais

O senador tucano Tasso Jereissati avaliou positivamente o desempenho do PSDB nestas eleições no Ceará. A legenda conquistou 54 das 184 prefeituras, sendo o partido com o maior número de prefeitos no Estado. Para Tasso, tal desempenho é "raro" para um partido político. "Conquistar um bom número de prefeituras mesmo sem estar no comando do governo federal ou estadual é um ótimo desempenho. Isso é raro. O PSDB continua sendo o maior partido político do Ceará", destacou.

Nenhum comentário: