quarta-feira, 18 de junho de 2008

COLUNA DONIZETE ARRUDA



Acompanhe coluna do jornalista Donizete Arruda publicada esta semana no Jornal do Cariri.


Problema a menos


O prefeito Raimundo Macedo, silenciosamente, com sua nova assessoria jurídica de Fortaleza, já arrancou junto ao juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública, Martônio Vasconcelos – o mesmo que foi prefeito interino de Fortaleza durante viagem da prefeita Luizianne Lins aos Estados Unidos – uma liminar assegurando a sua elegibilidade. Essa decisão judicial favorável a Raimundão se refere aos problemas de contas desaprovadas no TCM.

Continua inelegível


Se resolveu o problema no TCM, Raimundão ainda não conseguiu êxito junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) em Brasília. Por desleixo de sua antiga assessoria jurídica ou mesmo falta de atenção do próprio Raimundão, sua situação no TCU com contas desaprovadas, inclusive aplicação de multas, é grave. Ele perdeu o prazo para se defender. Sabedor disso, Raimundão esteve pessoalmente na semana passada em Brasília em audiência com o ministro Ubiratan Aguiar. Tenta reverter sua condenação, pois, caso contrário, sua candidatura será impugnada, se vier a vencer a convenção do PSDB.

TCU sob pressão


Raimundo Macedo e seus advogados precisam ir novamente nesta quarta, 18, para Brasília para uma nova rodada de explicações junto aos técnicos do TCU. A esperança de Raimundão é que o Tribunal da União se convença de suas justificativas e, assim, caia mais um impedimento à sua candidatura. Se fracassar o esforço de Raimundão no TCU ele continua inelegível. O Tribunal de Contas da União pode decidir esta semana se permitirá uma nova candidatura de Raimundão. Derrotado, restará ainda ao prefeito de Juazeiro do Norte uma última esperança: recorrer à Justiça Federal. Mas, Raimundão está otimista de limpar seu nome antes disso.

Má notícia

A Procuradora Regional Eleitoral, Dra Nilce Cunha, não dará sossego ao prefeito Raimundo Macedo e também aos outros nomes incluídos na lista suja do TCM e do TCU, como o prefeito de Barbalha, Rommel Feijó e o deputado estadual Sineval Roque. Detalhe: até agora nem Rommel nem Roque conseguiram liminar. Quanto a situação de Raimundão, mesmo estando livre de um pedido de impugnação por conta da conquista de uma liminar na Justiça Estadual, Nilce Cunha irá recorrer e tentar derrubar a liminar no Tribunal de Justiça do Ceará. Vale essa regra também se Raimundão se
livrar do problema do TCU. Candidatos à reeleição, Raimundão, Rommel e Roque sonhando em ser prefeito do Crato, passarão toda a campanha sob ameaça de ter suas candidaturas impugnadas e, se eleitos, ainda poderão tomar ou não posse. E se empossados, seus mandatos correrão risco até uma posição final a ser dada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Recado a Tasso


O secretário do Governo Raimundo Macedo, ex-senador Reginaldo Duarte, disse a coluna em Brasília que a solução sobre o impasse de quem será o candidato do PSDB a prefeito em Juazeiro do Norte só acontecerá na convenção do dia 28. Com essas declarações, Duarte descarta por completo a chance de Raimundão aceitar o resultado de uma pesquisa eleitoral como caminho do consenso. A nova ordem é clara: Raimundão vai disputar a convenção e tem certeza que sairá vencedor. Não há mais espaço para Raimundão desistir de sua candidatura independente do que venha a decidir o senador Tasso Jereissati. Ele é candidato e pronto.

Posição de Cid no Crato

O governador Cid Gomes tem candidato a prefeito no Crato. Depois de pesquisas, idas e vindas, Cid bateu o martelo. Seu candidato será o deputado estadual Sineval Roque. Por sugestão do Governador, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, se articula desde a semana passada para que o PT desista de ser vice na chapa do vereador André Barreto, do PV, e se alie a Sineval Roque. Cid também trabalha junto ao presidente regional do PV, Marcelo Silva, para que André Barreto reexamine sua candidatura a prefeito e também anuncie apoio a Sineval Roque. O único pré-candidato a prefeito de oposição que não abre mão de sua candidatura é o peemedebista Walter Peixoto. Mas, as pressões para que todos os aliados de Cid se unam em torno de Sineval Roque vão permanecer.

Análise do Iracema

O Palácio Iracema, sede do Governo Cid, tem andado agitado nos últimos dias. Pesquisas eleitorais têm sido realizadas quase que diariamente nos principais municípios do Estado, e em especial nos maiores municípios do Cariri. A avaliação hoje é que no triângulo Crajubar – Crato, Juazeiro e Barbalha - o prefeito Samuel Araripe é quem está em melhores condições de se reeleger. Em Barbalha, Rommel Feijó, terá uma dura batalha contra José Leite e, em Juazeiro, Raimundão ainda não sabe se ganha a
convenção do PSDB e é candidato.

Torcida pró CC

Registre-se: o governador Cid Gomes deve manter sua neutralidade nas eleições de Juazeiro do Norte diante da divisão de sua base aliada. Mas, o Governador não consegue esconder que mantém uma torcida pessoal pró-candidatura do ex-prefeito Carlos Cruz. Mesmo enrolado com contas desaprovadas, Carlos Cruz continua candidato. Escolheu até seu vice, o pedetista Lucildo Leite e sabe que pode ter sua candidatura alavancada pela máquina da prefeitura, se o prefeito Raimundo Macedo vier a ser derrotado na guerra tucana pelo deputado Manoel Salviano.

Disse me disse
• PTC, PR e PV fizeram um pacto. Mandaram fazer uma pesquisa, e quem se saísse melhor seria o candidato a prefeito. Ganhou essa disputa o ex-deputado Giovani Sampaio, do PTC, que deve ser candidato com um nome do PV de vice.
• A deputada federal Gorete Pereira não irá apoiar o nome de Giovani Sampaio. Quer ser candidata e com a ajuda do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, tenta convencer Giovani a ser seu vice. Uma tarefa complicada.
• O ex-prefeito de Várzea Alegre, João Eufrásio, conseguiu liminar na Justiça Estadual e assim poderá ser candidato a prefeito.
• Desculpe a ignorância, quem tem ficha suja mas consegue liminar na Justiça merece receber seu voto nas eleições de outubro?

Nenhum comentário: