quarta-feira, 18 de junho de 2008

FALECIMENTO DE VIOLETA ARRAES



Faleceu ontem a ex-reitora da Urca Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, no Rio de Janeiro. Poucas vezes tive a oportunidade de conversar com a professora Violeta, ás vezes que tive essa oportundiade senti que se tratava de uma pessoa d eprincípios efirmeza de caráter. Ela sempre foi e será uma pessoa extremamente respeitada. Uma pessoa que muito contribuiu para a cultura estadual e para o desenvolvimento do Cariri.


Violeta Arraes nasceu no ano de 1926, na pequena cidade de Araripe, localizada na grande bacia sedimentar do sul do Ceará, que também recebe o nome de Araripe, cidade e serra do seu natural. Cursou o Primário no Grupo Escolar do Crato e iniciou o Curso Secundário no Colégio Santa Tereza, também em Crato, no Ceará.Aos 14 anos, se transfere para o Rio de Janeiro, sob a orientação de seu irmão, o político Miguel Arraes de Alencar. Fez o Curso Clássico no Sacré-Couer de Marie e no Colégio Santo Amaro. No Rio, conheceu o Padre Hélder Câmara, de quem se tornou muito próxima e foi colaboradora como militante do Secretariado Nacional da Ação Católica.Formada em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), do Rio de Janeiro, Violeta Arraes Gervaiseau tem uma vida marcada pela ação cultural e política.

2 comentários:

Valdetário Brito disse...

Foi de fato uma grande mulher,comparável à Bárbara de Alencar.

José Cícero disse...

É lamentável que o desencarne de uma mulher tão singular como a professora Violeta tenha passado, digamos, quase em "brancas nuvens" pela imprensa cearense.
A educação e a cultural sul caririense devem muito a esta "hércule" do nosso bom, belo e aprazível Araripe.
Que Deus a tenha no reino dos eleitos...
Prof. José Cícero
Aurora-CE
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.revistaaurora.com