quinta-feira, 8 de novembro de 2012

MTE e Polícia Federal apresentam em São Paulo os resultados da Operação Chakal


 O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com a Polícia Federal, desarticulou nesta quarta-feira (8) uma quadrilha que fraudava o Seguro-Desemprego. O prejuízo, algo em torno de R$ 30 milhões causado pelos estelionatários, foi considerado o maior desde a implantação do beneficio em 1986. O Seguro-Desemprego é um beneficio de natureza temporária que visa suprir a perda de emprego do trabalhador e pode ser pago em até cinco parcelas.

“É a pior fraude que o programa pode receber, ou seja, aquela que se especializa de modo perverso para conseguir o dinheiro público. O golpe tem início a partir de uma carteira de identidade falsa e a partir daí, eles obtinham documentos legais como CPF, PIS/Pasep, Cartão do Cidadão, Carteira de Trabalho e CNPJ. Além disso, havia depósito na conta FGTS para que pudesse receber e tinham cartão do cidadão para fazer o saque. Por isso que a fraude foi difícil de ser percebida”, explicou o secretário de Políticas Públicas de Emprego em exercício do MTE, Rodolfo Torelly, durante coletiva realizada nesta tarde na sede da Policia Federal, em São Paulo.
Todos os CNPJs das empresas envolvidas eram falsos e, a partir dos primeiros indícios de fraude, o MTE acionou a Policia Federal. Segundo Torelly, o Ministério Público foi comunicado e a expectativa é que todos os bens dos envolvidos que lesaram o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) - fonte de recursos do Seguro-Desemprego - sejam bloqueados.

Nenhum comentário: