sábado, 26 de janeiro de 2013

ANUNCIADA QUADRA CHUVOSA NO CEARÁ

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou na manhã desta sexta-feira (25), no Hotel Luzeiros, em Fortaleza, o prognóstico oficial da quadra invernosa no Ceará em 2013. Segundo informou a chefe da Divisão de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, nos meses de fevereiro, março e abril deste ano, há uma probabilidade de 45% para as precipitações ficarem abaixo da média. Para a categoria em torno da média, foi apontada uma probabilidade de 35%, e há ainda 20% de chover uma quantidade acima da média no período.

A previsão climática foi definida por meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e dos núcleos de meteorologia dos estados no Nordeste.

Após a divulgação, o Comitê Integrado de Combate à Seca no Ceará se reuniu no Hotel Luzeiros, para discutir medidas que amenizem os efeitos da estiagem no estado. O Comitê é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e possui representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e das Minas e Energia, além do Exército Brasileiro.

Pelo governo cearense, participam as Secretarias de Recursos Hídricos, Cidades, Trabalho e Desenvolvimento Social, e Ciência e Tecnologia, através das vinculadas Funceme, Cagece, Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Ematerce e Defesa Civil Estadual, além da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Ceará (Fetraece) e Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec).

Nenhum comentário: