sábado, 26 de janeiro de 2013

SALITRE SOFRE COM FALTA D'ÁGUA

O Município de Salitre, no Cariri Oeste, é um dos que mais vem sofrendo com o problema de desabastecimento d’água na cidade.

Salitre vive a situação sui generes de não ter água na torneira na sede do município. Isso vem causando transtornos para a população e para os setores produtivos.

O Município deste forma tem dificuldades, inclusive, de fazer com que qualquer empresa se instale  na cidade.

O prefeito da cidade, Rondilson Pereira (PT), diz que o grande problema da cidade e que Salitre não tem um manancial.

“Nós não temos  um manancial, de onde poderíamos tirar água para abastecer a cidade. Nossa terras não tem água”, afirma.

Uma das soluções seria a construção de uma adutora do Poço PP4 ate á cidade.  O poço fica na Serra do Desapregado, no Município de Araripe.

O problema  é que para fazer a adutora e levar a água até Salitre  é necessário a instalação de uma bomba para puxar a água.

A bomba é cara e a prefeitura da cidade de Salitre está propondo junto ao Governo do Estado a compra de uma bomba Ebara, uma marca nacional que pode fazer o serviço resolver esse problema de Salitre.

De acordo com o prefeito Rondilson uma comissão de representantes da prefeitura, Câmara Municipal e sociedade civil estarão em Fortaleza na próxima semana para discutir com o Governo uma solução para esse problema.

Rondilson se diz otimista e espera que haja uma solução definitiva  para o problema da falta d’água em Salitre.

Preocupado com o problema da falta d’água em Salitre o Ministério Público Estadual entrou com uma Ação Civil Pública em que solicita que a Cagece resolva a questão. O Promotor José de Deus Terceiro Pereira Martins é o autor da ação.

O prefeito Rondilson diz ainda que irá ao Comitê de Combate à Seca e pedir urgência para a compra da bomba e solucionar o problema de Salitre.

Outra solução, mas de longo prazo, lembra Rondilson seria a revitalização do Açude Poço de Pedra, localizado em Campos Sales, a duplicação da adutora do açude até Salitre o que abasteceria  Salitre e que custa R$ 16 milhões.

“Essa idéia é boa mas e de longo prazo ,urgentemente precisamos comprar a bomba, instalar e levar água do P4 até Salitre”,afirma.

Atualmente o Município de Salitre  vem sendo  abastecido por carros pipa pelo Exército. Segundo a prefeitura  os carros pipa são insuficientes para  abastecer a cidade.São 13 carros pipas abastecendo Salitre. A prefeitura aponta que falta água.

Além do abastecimento humano que está comprometido, há o problema do consumo de água por animais. “Os barreiros  estão secos e temos que agir com rapidez senão chegaremos a uma situação insustentável”,avalia Pereira.

Nenhum comentário: