quinta-feira, 29 de agosto de 2013

RICA É APROVADA NO SENADO

 Como forma de melhor integrar a Área de Proteção Ambiental (APA) Araripe no contexto socioambiental e desenvolvimento econômico sustentável, foi aprovado, por unanimidade no Senado, o projeto de lei de criação da Região Integrada de Desenvolvimento do Cariri - Araripe (Rica), com abrangência nos Estados do Piauí, Pernambuco, Paraíba e Ceará. O projeto será apreciado ainda na Câmara Federal.

De autoria do senador Inácio Arruda, o projeto tem como finalidade articular e harmonizar ações administrativas da União e dos Estados envolvidos. "Consideram-se de interesse comum às ações da União e dos Estados", diz o senador. Ele ressalta que essas motivações estão relacionadas aos quatro Estados que formam a Rica, na área de desenvolvimento econômico sustentável, conservação do equilíbrio socioambiental entre essas unidades federativas, geração de emprego e renda e implementação de infraestrutura.

Comemorando a decisão, o senador lembrou que a Rica abrange uma área de 45,9 mil quilômetros quadrados, com uma população de 1,5 milhão de habitantes, incluídos os municípios integrantes da Área de Preservação Ambiental (APA) do Araripe. O senador informa também que recentes pesquisas que poderão apontar no futuro a incidência de petróleo na região.

"É oportuno salientar que pesquisas e estudos geológicos em curso apontam para a possibilidade da existência de petróleo na Bacia Sedimentar do Araripe, englobando municípios do Cariri Cearense, de Pernambuco, do Piauí e da Paraíba. A confirmação da presença do petróleo na região poderá representar forte impacto no processo de desenvolvimento", lembrou. A existência de uma política local de desenvolvimento econômico e social, conforme o senador, deverá permitir que setores carentes tenham acesso a instrumentos adequados para as mudanças estruturais necessárias. "Para que isso ocorra, é necessário coordenar programas, projetos e políticas públicas, o que será possível com a implantação da Rica", afirma.

O projeto teve parecer aprovado da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, que tem como relator o senador paraibano, Cícero Lucena. No documento, se autoriza a criação pelo executivo da Rica, incluindo o Conselho Administrativo que irá coordenar a Região Integrada, além de instituir um Programa Especial de Desenvolvimento da Região do Cariri - Araripe. Com isso, serão identificadas as origens dos recursos de programas e projetos, dentro do orçamento da União, para os estados inseridos.

Nenhum comentário: