sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Agricultores cearenses são beneficiados com R$ 94 milhões em investimentos do Estado

Um total de R$94 milhões em investimentos para combater a estiagem, incentivar a produção, fortalecer a agricultura familiar e facilitar o acesso à informação nos municípios do interior do estado. Foi com essa notícia que começou a manhã de milhares de agricultores e suas famílias que estiveram presentes no Parque de Exposições César Cals nesta sexta-feira (4), em Fortaleza, onde o governador Camilo Santana e a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, participaram da assinatura de convênios do Projeto São José e do Programa Água Para Todos e da entrega de equipamentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Arca das Letras. “É importante que todos nós estejamos unidos para que possamos continuar fazendo grandes projetos e políticas públicas e, assim, possamos melhorar ainda mais a vida de todos cearenses. Aqui, fizemos uma série de ações, liberamos projetos e entregamos equipamentos que serão primordiais para o crescimento da renda dessas famílias em suas cidades. São ações que movimentam a economia e os serviços dos municípios, além de dar mais conforto e dignidade aos agricultores familiares”, celebrou o governador ao entregar os materiais nas mãos dos prefeitos e produtores. 

Durante a cerimônia, o apicultor Tadeu Matos, de 32 anos, tinha um largo sorriso no rosto. “Com o Projeto São José, a casa de mel da nossa comunidade vai ser beneficiada diretamente, dando condições de nosso trabalhador melhorar a qualidade dos itens que enviamos para o mercado. Ou seja, nós mesmos produziremos o que a nossa comunidade deseja consumir. Além disso, estamos sendo beneficiados com entrega dos equipamentos do projeto de modernização das centrais de recebimento de produtos da agricultura familiar do PAA. O que vai facilitar a distribuição da nossa mercadoria para as entidades, melhorando também a renda dos moradores da nossa região”, comemorou.

Segundo a ministra Tereza Campello, esse conjunto de ações do MDS, em parceria com o Governo do Estado, são parte de um esforço para manter a atenção focada nos trabalhadores rurais. “Nós estamos nos esforçando muito e inovando cada vez mais para fazer com que as políticas públicas sejam postas em prática, beneficiando todos os brasileiros. São ações como estas que fazem com que a nossa presidenta Dilma Rousseff aposte ainda mais na educação, gestão e qualificação dos trabalhadores rurais do Estado do Ceará. Fico feliz em saber que os compromissos assumidos aqui beneficiarão ainda mais as prefeituras e os cidadãos desses municípios mais afastados da Capital”.

Já o prefeito Guilherme Landim, de Brejo Santo, a 510 km de Fortaleza, elogiou a tentativa de melhorar a movimentação da economia dos municípios e da população local. “Para nós, esse é um ganho significativo no recebimento e distribuição dos nossos alimentos, principalmente para alimentação escolar. Nós já compramos quase 60% da merenda escolar do município aos produtores da nossa cidade, mas o restante dos recursos investidos saem para outras cidades, beneficiando produtores de fora de Brejo Santo. Agora, o dinheiro fica na nossa cidade, para o homem do campo se fixar com mais qualidade de vida, para gerar mais emprego e renda dentro do nosso município”, salientou o prefeito.

Nenhum comentário: