sábado, 21 de fevereiro de 2009

Descansando....



Olá amigos do blog,como ninguém é de ferro, vou tirar o Carnaval para descansar, aproveitando que o período tem poucas notícias sobre política. O nosso blog tem tido muitos leitores, e agradeço de antemão os comentários positivos, críticas e sugestões a este blog. Na quarta-feira de cinzas , voltamos do descanso , breve, com notícias quentes da política caririense, cearense e nacional. Nesse Carnaval, se você quiser saber o que acontece no Cariri acesse o blog Cariri Agora: www.caririag.blogspot.com

Bom Carnaval a todos, muita paz e não exagere!!!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE



A Prefeitura de Barbalha apresentou no início deste mês, a proposta de reativação do comitê de combate à dengue. O evento se deu na Câmara de Vereadores quando técnicos da secretaria de Saúde apresentaram algumas idéias e sugestões para o combate dão mosquito transmissor da dengue.

- organização de uma força tarefa entre as secretarias de Educação, Meio Ambiente, Cultura, Agricultura, Saúde, Ação Social e Infra-estrutura, com variadas ações de combate à dengue, através de campanhas educativas nas comunidades, limpeza dos canais da cidade e a criação de um Selo Verde para afixação nas casas onde não se detectou focos por duas visitas consecutivas;

- otimização de pesquisas e tratamentos no matadouro, no cemitério, no mercado e nos postos de gasolina;

- detecção imediata das casas fechadas e terrenos baldios;

- realização do Festival de Marchinhas, com paródias sobre a dengue e mobilização de todas as escolas, o qual será realizado no dia 14 de fevereiro;

- arrastões e mutirões de limpeza nos bairros;

- aplicação de telas de nylon em caixas d'água, tambores e tanques;

- e o uso de bomba costal de forma efetiva, planejada e permanente, com o larvicida na proporção correta. Quanto ao fumacê, este não deve ser usado de qualquer maneira, pois pode criar resistencia. Como se sabe, o mosquito da dengue só sai de manhã cedo e à tardinha, horários em que deve ser combatido.

POSSE DA NOVA DIRETORIA DA ASP CARIRI

A Associação dos Prefeitos e Municípios da Região do Cariri realiza nesta quarta-feira, 18, a solenidade de posse da nova diretoria da ASPCARIRI para o biênio 2009/2010, na oportunidade, haverá uma palestra com o Dep. Marcos Cals (PSDB), - secretário de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará. O evento será realizado no a partir das 18 horas, no auditório da escola Moisés Bento, centro da cidade.

PROGRAMAÇÃO
18:00 h – Recepção dos Convidados (Arlindo Rocha e Dona Ivone)
18:30 h – Apresentação da ASPCARIRI em multimídia
19:00 h – Composição da Mesa
19:15 h – Mensagem do secretário Executivo da ASPCARIRI (Prof. Marcos Eliano)
19:30 h – Palestra do Secretário de Justiça do Estado do Ceará (Dep. Marcos Cals)
20:30 h – Informes Técnicos:
- Previdência Municipal e Seguro para Servidores (Lavoisier Morais)
- Capacitação de Professores a Distância (Victor Leonardo)
- Revisão de Leis Orgânicas (Edson Saraiva)
- Sistema de Arrecadação Municipal (José Xavier Lopes)
21:15 h – Mensagem do Presidente da ASPCARIRI (Prefeito Arlindo Rocha Neto)
21:30 h – Coquetel

REFORMA POLÍTICA

Os projetos de Reforma Política enviados pelo Palácio do Planalto ao Congresso Nacional, na semana passada, foram lidos no plenário da Câmara dos Deputados, na sessão de ontem. Ao todo são seis Projetos de Lei e uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que serão apreciados separadamente pelos parlamentares. Apesar de considerarem como positiva a atitude do governo de pautar a discussão do tema, deputados federais cearenses consideram que deve haver discussão sobre outros aspectos e também celeridade na votação da mesma.

A nova proposta de Reforma Política, composta por Projetos de Lei e Proposta de Emenda Constitucional, será votada por assunto, de forma fatiada.

Cláusula de barreira, voto em lista fechada para o Legislativo, fidelidade partidária, financiamento público de campanhas, inelegibilidade de candidatos com ficha suja, fim das coligações proporcionais e punição mais rígida para compra de votos são os temas que o Executivo pautou, mas isso não significa que outros assuntos não serão discutidos.

Divergência

O deputado José Guimarães (PT) discorda de alguns tópicos da proposta do governo, mas considera que deve haver um amplo debate para se chegar a um entendimento. Segundo ele, a proposta da bancada petista na Câmara é que o Congresso Nacional deve formar uma comissão especial que fique responsável em analisar a proposta de reforma, para ser votada até o final do ano. ´Sempre que se começa a discutir vêm os argumentos de que não dá para a eleição seguinte. Eu vejo que independente disso, devemos votar a reforma até o fim do ano´, opina ele.

Da proposta do governo, ele discorda por exemplo, da inelegibilidade dos candidatos com ficha suja, argumentando que a decisão tem que transitar em julgado. Considera também que deve haver uma janela após a sanção da lei para que os políticos mudem de partido definitivamente.

Para que a reforma entre em vigor em 2010, a Câmara e o Senado terão que aprovar as propostas até o final de setembro. ´A reforma se torna imperiosa, neste momento, em função do princípio da anterioridade, que implica a adoção das novas regras até o dia 30 de setembro para que vigore já em 2010, nas eleições´, alerta o deputado Mauro Benevides.

Diário do Nordeste

TASSO FALA SOBRE SUCESSÃO NO CEARÁ EM 2010

Por: Dina Sampaio

Pouco provável. Foi essa a resposta do senador Tasso Jereissati ao ser indagado mais uma vez sobre a possibilidade de ser candidato ao governo do Ceará em 2010. Não recomendável foi o outro termo acrescentado por Jereissati ao se referir à questão,durante entrevista concedida na noite deste domingo(15), na TVC (Canal 5), abrindo as comemoraçoes dos 90 anos de criação do Centro Industrial do Ceará (CIC).

Sobre o "não recomendável", Tasso disse achar importante o PSDB buscar novos nomes, que tenham boas e novas idéias assim como aconteceu com ele ao assumir o governo do Ceará pela primeira vez em 1986 "Acho que ijá dei minha contribuição nesse processo", complementou, dixando claro claro que gostaria mesmo é de continuar no Senado.

Durante a entrevista, o senador tucano falou sobre reforma tributaria e reforma política. Sobre esta última, Tasso disse não esperar mudanças profundas, ao se referir, como exemplo, a questão do grande número de pequenos partidos existentes hoje no país. De acordo com o senador, os parlamentares que permeiam estes "nanicos" vão estar lá votando também.

Site Ceará Agora

AIUABA

A Câmara Municipal do município de Aiuaba, na região do Cariri, realiza nesta terça-feira (17) uma audiência pública com representantes do Poder Judiciário, Executivo, autoridades em geral e sociedade civil, para discutir a crescente onda de insegurança na região. Além disso, a população reivindica a falta de delegacia pública no município.

DIREITOS HABITACIONAIS NA AL E CARIBE

O Comitê Latino-americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM) apresentou, em janeiro passado, o relatório "Sistematização da Situação dos Direitos Habitacionais e a Moradia das Mulheres no Contexto dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais na América Latina e no Caribe". O documento reúne diagnósticos nacionais elaborados por equipes de pesquisa, pesquisadoras integrantes dos CLADEMS nacionais de quinze países com o objetivo de contribuir ao aprofundamento do diagnóstico do direito das mulheres à moradia a partir de uma perspectiva de gênero. Segundo o relatório, as violações do direito à moradia estão intimamente ligadas a violações de outros direitos como o direito ao emprego e ao trabalho, à saúde, à educação, à segurança, ao meio ambiente, à água, que se constituem em facilitadores ou obstáculos para o efetivo exercício do direito à moradia.

Site da Adital

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

MAIS OBRAS



Prefeito de Aurora, Adailton Macedo preparando a cidade para um carnaval bem agitado. A assessoria de imprensa da prefeitura comunica por escrito que a folia vai ser voltada para a população e visitantes e será muito animada. Esperamos a programação. O prefeito Adailton (PSDB) que venceu uma disputa eleitoral acirrada diz que fará um choque de gestão, mudando as características da máquina administrativa, gerando mais desenvolvimento, equilibrando as contas e levando mais obras para a cidade.

LEGISLATIVO E SOCIEDADE



Zé de Amélia Júnior, presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, informando que o legislativo juazeirense quer um diálogo mais estreito com a sociedade. Zé de Amélia lutando agora, para levar estudantes para as sessões da Câmara e realizar debates sobre temas como educação e saúde. A aproximação com a sociedade, de acordo com Zé de Amélia, é necessária par aque a sociedade perceba a importância do legislativo, responsável maior pela elaboração de leis e projetos.

FORA DA DISPUTA



O deputado federal Ciro Gopmes (PSB) não vem aparecendo muito na política nacional. Os debates acerca da sucessão de Lula, aos poucos saem do ciclo do deptuado federal mais votado do Ceará. No Crato, onde foi bem votado, até agora não apresentou nenhuma emenda paara realizar qualquer obra que beneficie as comunidades da terra de Bárbara de Alencar.

NOVAS OBRAS



Na última quinta-feira, o governador Cid Gomes (PSB) anunciou início de seu governo no Cariri. Falou ainda, das muiita sobras e projetos que virão. Caririenses estão de olho em obras como Central de Abastecimento, Centro de Convenções, Aterro Sanitário, e outras melhorias não menos importantes.

COMENTÁRIO

Em recente comentário sob o título "Projeto Político", feito na sua coluna política do Jornal Diário do Nordeste, o jornalista Edilmar Norões destacou o seguinte: "Se antes a peregrinação de Raimundo Macedo pela periferia de Juazeiro se dava devido ao cargo de prefeito que ocupava, agora o faz como médico. Aliás, graças a essa aproximação com as camadas mais pobres da população, Raimundo alcançou a liderança que o elegeu deputado estadual e prefeito de Juazeiro. Portanto - prossegue o jornalista do DN - ao continuar atendendo a esses juazeirenses de casa em casa, Raimundo Macedo mostra que o seu projeto político continua de pé. E já em 2010 disputando uma cadeira de deputado federal que, já está certo, não mais será pelo PSDB. No mês passado, o ex-prefeito se desfiliou da agremiação tucana e, provavelmente, deve ingressar no PMDB.

DITADURA

A emenda constitucional que propõe a reeleição ilimitada do presidente e demais cargos públicos na Venezuela foi aprovada no referendo realizado ontem, com 54,36% dos votos, anunciou a presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Tibisay Lucena. A oposição conseguiu 45,63% dos votos, segundo este primeiro boletim oficial. ´Queremos felicitar o povo da Venezuela por seu comportamento cívico e democrático. Foi um dia extraordinário´, felicitou Lucena. A abstenção foi de 32,95%, segundo o CNE. Horas antes da divulgação do resultado, o ministro das Finanças e presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, no poder), Alí Rodríguez, já declarava vitória. ´Pelo que dizem todas as pesquisas de boca-de-urna, a tendência é irreversível e a resposta que o povo deu é irreversível´, afirmou Rodríguez, que pediu que a oposição não dê início a atos de violência e reconheça os resultados. Por sua parte, representantes da oposição exigiram das autoridades eleitorais que façam respeitar a proibição sobre a divulgação de resultados.

Nosso comentário: um passo decisivo par a a manutenção da ditadura branca mantida por Hugo Chávez na Venezuela. A alternância no pdoer, com certeza, é uma das boas garantias para a manutenção da demcoracia, para mim, indispensável em qualquer regime que queira se proclamar sério.

PARALISIA

A Assembléia Legislativa do Ceará, no período pós-eleições 2008, fez uma grande movimentação em relação às pesquisas de opinião divulgadas sobre a corrida eleitoral no Interior do Estado. As aferições apontavam números completamente diferentes, dependendo de qual candidato estava bancando o trabalho dos institutos. Houve ameaça de CPI, vários pronunciamentos, reunião com o Ministério Público, mas alguns meses depois, uma constatação: não há resultado prático no sentido de coibir a prática ilegal ou mesmo de punir os acusados da prática criminosa.

Foi o que constatou o Diário do Nordeste, ao procurar os responsáveis pelos inquéritos e providências para o caso. Na Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), o centro de apoio eleitoral tomou providências no sentido de que cada promotor, na sua Comarca, instaurasse o tipo de investigação que achasse necessário, mas ainda hoje não há resultado concreto. Em nove municípios (Limoeiro do Norte, Marco, Mombaça, Quixeramobim, Viçosa do Ceará, Acopiara, Araripe, Novo Oriente e Mauriti), segundo a assessoria do órgão, há ações tramitando em primeira instância, mas a sede do MP não tem notícias de como está o andamento dos processos atualmente.

Diário do Nordeste

COPA DO MUNDO E POLÍTICA




Junte estes ingredientes: 1) um evento que vai monopolizar as atenções da quase totalidade da população brasileira. 2) Nos anos que o antecedem, o País conhecerá o maior programa de obras de infra-estrutura já realizado em 12 das maiores capitais brasileiras, com investimentos bilionários e até uma própria versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 3) Tudo isso ocorrerá faltando poucos meses para as eleições de deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e do presidente da República.

O resultado da equação é previsível: a Copa de 2014, no Brasil, será não apenas o maior acontecimento esportivo da história do País. Será, também, um momento sem precedentes em termos de projeção política para os personagens envolvidos.

As autoridades locais não demonstram mais qualquer dúvida de que Fortaleza será confirmada como uma das subsedes. Dos atuais chefes do Executivo federal, estadual e municipal diretamente relacionados à possível Copa em Fortaleza, o governador Cid Gomes (PSB) é o único com possibilidade de permanecer no cargo até lá. Os atuais mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da prefeita Luizianne Lins (PT) se encerram em 2010 e 2012, respectivamente, e eles, já reeleitos, não têm possibilidade de concorrer a um novo mandato. Já Cid tem possibilidade de ser reeleito.

No entanto, diferentemente do que ocorrerá com o governador - caso ainda esteja no cargo entre junho e julho de 2014, quando a Copa deverá ser disputada - tanto Lula quanto Luizianne poderão ser candidatos nas eleições que ocorrerão logo após o Mundial. O presidente poderá, por exemplo, tentar retornar à Presidência. A prefeita terá possibilidade de concorrer ao Governo ou ao Senado. E o próprio Cid, caso seja reeleito no próximo ano, estará, em meados de 2014, envolvido na sua própria sucessão.

O que é certo é que, nos mais de cinco anos que faltam até a competição, o cenário político de Fortaleza, do Ceará e do Brasil serão outros. A mudança de comando que necessariamente haverá nos planos federal e municipal levarão ao surgimento de novos personagens - hoje, não há sucessores naturais. Ainda que os mesmos partidos se mantenham no poder, haverá uma reacomodação dos grupos e também das oposições. E, com tanto tempo e tantas eleições pelo caminho, é não só possível, mas provável que seja rompido o atual alinhamento existente entre Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal - todos hoje nas mãos de um mesmo consórcio político. Toda essa remontagem do cenário político será, em boa medida, pautada pela Copa do Mundo.

Isso porque os efeitos eleitorais não ficarão restritos às eleições que sucederão o evento, três a quatro meses depois da Copa. As duas próximas eleições, que antecederão o evento, já serão pautadas, em grande medida, pelos preparativos para a competição. No ano que vem, os governadores que tentarem a reeleição ou os candidatos que forem por eles apoiados poderão colher os frutos da escolha da capital de seus estados como subsedes, ou pagar o preço de terem ficado de fora do espetáculo.

Em 2012, a repercussão da Copa sobre o ambiente político será ainda maior. Será ano de eleições municipais e o programa de obras estará entrando na fase final. Até lá, a população já estará vendo o que estará e o que não estará saindo do papel. Nos dois casos - 2010 e 2012 - os eleitores escolherão os dirigentes estaduais e federais, no primeiro caso, e municipais, no segundo, que serão responsáveis pela realização efetiva da Copa do Mundo. Durante suas campanhas, serão, sem dúvida, cobrados quanto aos seus planos para a fase final da organização de um evento sem precedentes na história brasileira.

Jornal O Povo

LABORATÓRIO





O ministro Mangabeira Unger, da Secretaria de Assuntos Estratégicos do governo Lula, está concluindo uma peregrinação pelo Nordeste. Esse carioca, neto de baiano e criado nos Estados Unidos - de onde carrega um forte sotaque -, tem um objetivo audacioso: transformar os estados nordestinos no laboratório de onde sairá um novo projeto de desenvolvimento para o Brasil. Não só isso. Ele quer que essa nova proposta tome o lugar do modelo paulista como paradigma econômico do País.

Em outras palavras, o que o ministro propõe é que, na região mais pobre do País, seja construído o projeto que deixará para trás o mais bem sucedido exemplo de expansão econômica da América do Sul. A base para a proposta está na crença de que o Nordeste, em sua avaliação, é um terreno fértil para o experimentalismo. E faz uma inusitada analogia entre a região que carrega o estigma da miséria brasileira e o país que mais cresce no planeta.

“O Nordeste é, de alguma maneira, a nossa China. Mas pode ser a nossa China no mal sentido ou no bom sentido. Será a China no mal sentido se for apenas um manancial de trabalho barato. E será a China num bom sentido se virar uma grande fábrica de engenho e inovação”, avalia.

Na tentativa de formatar uma proposta que conduza a região a se tornar uma “China tupiniquim”, no melhor sentido, Mangabeira aponta os riscos embutidos em grandes projetos que habitam os sonhos dourados de crescimento regional - alguns bem próximos do cotidiano cearense. “Uma ilusão, que preenche o vazio de projeto de desenvolvimento, é o fascínio por grandes projetos industriais: siderúrgicas e refinarias. Não funcionam, muitas vezes, como catalisadores de um conjunto de desenvolvimento regional. Não multiplicam os vínculos com a economia circundante. Pelo contrário, isolam-se”, afirma.

Jornal O Povo

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

PREFEITO ZÉ HELDER RECEBE PRÊMIO DO IBVG EM SÃO PAULO




O crescimento de Várzea Alegre, gerado por uma política de atuação forte, centrada no gerenciamento responsável dos recursos públicos que eleva a qualidade de vida da população, levou o prefeito deste município, Zé Helder (PMDB), a receber o prêmio do IBVG - Instituto Brasileiro de Verificação de Gestão, de São Paulo. Esta é a terceira edição da premiação. Entre os municípios brasileiros, a gestão do prefeito Zé Helder se destacou nas áreas de educação, saúde e ação social. Além de Várzea Alegre, Iguatu e Tianguá foram as outras duas cidades cearenses que tiveram seus prefeitos premiados pelo IBVG.

O prêmio do IBVG foi entregue na capital paulista, na noite de terça-feira, 03. O bom desempenho do prefeito Zé Helder como administrador já lhe rendeu vários prêmios. Em 2007, o prefeito ficou em 18º lugar no ranking dos melhores prefeitos do Estado, posição que melhorou em 2008, quando ficou em 6º lugar. Outro prêmio veio por meio de uma Menção Honrosa em 2008, cedido pelo Instituto BIOSFERA e pelo Instituto Brasileiro de Estudos Especializados - IBRAE, na cidade de Sabadell, na Espanha.

Para justificar o sucesso na vida pública, Zé Helder disse que, quando se faz as coisas com responsabilidade, respeitando e investindo de forma correta o dinheiro público e valorizando, acima de tudo as pessoas, os resultados aparecem. "Sou uma pessoa que acredita em Deus e tenho pedido todos os dias para iluminar as decisões que tenho tomado como administrador e Deus tem me ajudado. É por isso que a nossa cidade cresce a cada dia." - afirmou o prefeito.

POSSE

A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária vai dar posse a Roberto Germano de Souza Araújo, no cargo de Superintendente do Aeroporto de Juazeiro do Norte, em substituição a Francisco Edson de Oliveira Fernandes, em solenidade a realizar-se no dia 17 de fevereiro de 2009, às 10 horas. A solenidade se dará no Terminal de Passageiros do Aeroporto de Regional Orlando Bezerra.

INVESTIMENTOS

Os investimentos do Banco do Nordeste do Brasil no Ceará serão ampliados. Mais ainda para a agricultura familiar. O Crediamigo continuará em expansão, e é, com certeza, um dos projetos sociais mais interessantes e distribuidor de renda do Brasil. O anúncio foi feito pelo superintendente do BNB Ceará Isidro Siqueira, que esteve esta semana em Campos Sales, num encontro da instituição com produtores e empresários.

ENCOSTA DO SEMINÁRIO

A Prefeitura do Crato anuncia a finalização da licitação para elaboração do projeto de revitalização da encosta do Seminário. A obra está orçada em R$ 15 milhões e tem como uma de suas metas colocar um ponto final na erosão que afeta a subida do bairro Seminário, um dos mais populosos da cidade. As áreas de risco serão urbanizadas e será construída uma avenida panorâmica.

ARARIPE

O prefeito de Araripe Humberto Germano Correia (PSDB) reclamando que pegou a prefeitura da cidade sucateada. Aliás, essa reclamação de sucateamento de prefeituras na passagem dos governos foi escutada em todos os cantos do Ceará. Os que saíram, em alguns casos, deixaram prejuízos e problemas de todo o tamanho. Araripe não foi diferente. Germano Correia terá agora que recuperar a saúde financeira e fiscal do Município para poder investir.

NOVO AEROPORTO

O presidente Lula da Silva (PT) bem que poderia aproveitar sua visita relâmpago ao Cariri para olhar com um pouco mais de atenção ao Aeroporto Regional. Na manhã-tarde de ontem, o aeroporto estava completamente lotado, uma multidão querendo embarcar e/ou desembarcar, um calor insuportável. Resumindo: o terminal do nosso aeroporto não cabe mais ninguém , tem que haver uma mudança rápida, ou até mesmo a construção de um novo aeroporto, com mais estrutura, espaço e comodidade.

VISITA

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) deu um giro rápido pelo Cariri, nesta quinta-feira. Visitou de helicóptero o trecho das obras da Transnordestina, em Missão Velha, e em seguida foi a Salgueiro. Lula passou rápido pelo aeroporto Regional do Cariri, e foi saudado por Manoel Santana (PT), prefeito de Juazeiro e Cid Gomes (PSB), governador do Ceará. Conversando com Dilma Roussef, Santana conseguiu algumas promessas interessantes da Ministra, de que ajudaria a liberar recursos para Juazeiro.

MODELO

A secretária de Ação Social do Crato, Liduína Andrade vem sendo considerada uma das mais competentes da equipe do prefeito Samuel Araripe (PSDB). Liduína trabalho bastante, e está implantando projetos sociais que irão beneficiar adolescentes no Crato. Outra ação de sua pasta, diz respeito ao Bolsa Família, que de tão organizado em Crato, passou a ser modelo em todo o Nordeste.

MAIS TRABALHO

No ritmo de muito trabalho no Cariri, o governador Cid Gomes (PSB) deve estar mais uma vez em Juazeiro este mês de fevereiro. Na próxima terça-feira, assina a permissão de construção do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) regional, com uma área de 2.500 metros quadrados. O CEO, com sede em Juazeiro, irá responder por um atendimento especializado na área odontológica, com possibilidade de cirurgias, raio x e outros atendimentos para pessoas de baixa renda.

MUDANDO O DISCURSO

O governador Cid Gomes (PSB) refletiu bem o pensamento dos caririenses com relação a seu governo, ao afirmar, na noite da última quinta-feira, que seu governo no Cariri estaria começando agora. Muitas são as reclamações, inclusive da classe política por conta das poucas ações na região. Os políticos, entretanto, que deveriam defender mais a região, se calam diante dos problemas. O governador, ao falar dessa forma, também abre novos horizontes e perspectivas para a região. Serão obras, projetos e ações que sairão do papel e irão se tornar realidade. Dentre esses projetos, espera-se o Centro de Convenções, a Central de Abastecimento e por fim, o Trem Cariri.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

SITUAÇÃO POLÍTICA

O início dos trabalhos legislativos no triângulo Crajubar tende a revelar a atual situação política nesses três municípios. Em Juazeiro do Norte, mesmo com um bom diálogo com a Mesa Diretora, o prefeito Manoel Santana (PT) terá oposição. Essa oposição tem como ponto de partida os vereadores Darlan Lobo e Tarso Magno. Os dois parlamentares foram os que mais deram trabalho ao novo prefeito durante as sessões extraordinárias da Câmara Municipal juazeirense, que analisaram as mensagens do Executivo sobre a Lei orçamentária. As mensagens foram em sua ampla maioria aprovadas, até porque eram necessárias para o bom andamento desse início de gestão, entretanto, deu para sentir que Darlan Lobo e Tarso Magno bateram pesado em alguns momentos. Nada demais, já que ter oposição é normal, e faz parte do jogo democrático.

VEREADORES

Um outro aspecto a ser analisado nesse início de legislatura, é que os vereadores tem que mudar suas posturas. A sociedade está bem mais atenta aos caminhos ou descaminhos que uma Câmara Municipal pode tomar. Todas as medidas podem ter ampla repercussão, já que os meios de informação são bem variados. Rádio , televisão, ,jornal, blogs, sites e por aí vai... Tá todo mundo de olho nos vereadores, e isso no bom sentido. Uma certa vigilância para saber como um vereador votou numa determinada sessão ou lei, é importante.

DESTAQUE

No Crato um dos destaques da Câmara Municipal é, com certeza, a vereadora Mara Guedes (PT). Eleita pela coligação PV/PT Mara Guedes tem uma íntima ligação com os movimentos sociais, e preenche a lacuna deixada na legislação anterior, que não tinha nenhum vereador com esse perfil. Mara Guedes, segundo ela mesma, vai fazer oposição ao prefeito Samuel Araripe. Ela alerta, porém, que será uma oposição propositiva e responsável. É isso que sempre se espera de um parlamentar, responsabilidade.

RENÚNCIA

O corregedor-geral da Câmara, Edmar Moreira (DEM-MG), anunciou ao presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), que vai renunciar à segunda-vice-presidência - consequentemente abrindo mão da corregedoria. Segundo Temer, ainda ontem à noite Edmar lhe enviaria um fax comunicando a decisão. Apesar da estratégia, que visa atenuar a pressão que se abateu sobre ele e, assim, tentar evitar que seja aberto um processo de cassação por quebra de decoro. Moreira deverá ser expulso do DEM.

O presidente nacional da legenda, deputado Rodrigo Maia (RJ), disse que não há mais condições de manter o parlamentar na legenda. ´Mesmo que ele renuncie, será sumariamente expulso. É o entendimento do partido sobre o caso´´, afirmou.

Moreira é acusado, entre outras coisas, de omitir da sua declaração de bens um castelo em Minas Gerais, que está à venda por R$ 25 milhões. A propriedade em São João do Nepomuceno tem 36 suítes.

Diário do Nordeste

INVESTIMENTOS

O Estado do Ceará se preprarou para, em 2009 e 2010, investir, pelo menos, R$ 5 bilhões. O Secretário da Fazenda do Estado, Mauro Filho, em entrevista, nesta segunda-feira, ao Jornal Alerta Geral, na rede Somzoom Sat disse que os investimentos poderão chegar a R$ 7 bilhões. O saneamento fiscal, segundo ele, permitiu ao Estado ter a maior poupança em sua história contábil. Mauro falou, ainda, nesta entrevista, do projeto de lei a ser enviado à Assembléia Legislativa com redução de ICMS para pequenos e micro-empresários que abrirem novos negócios e gerarem empregos.

Para escuta Ra íntegra da entrevista do Secretário Mauro Filho ao Jornal Alerta Geral (FM 90.7 e FM 104.3, Grande Fortaleza), click no www.cearaagora.com

LULA E OS PREFEITOS

Cerca de 3,5 mil prefeitos entre os que assumiram o mandato no dia 1º de janeiro e aqueles que foram reeleitos participam de um encontro em Brasília nos próximos dias 10 e 11 a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, o governo deve anunciar medidas para socorrer os prefeitos em dificuldades financeiras e gerar empregos nos municípios. A estimativa de público é da Secretaria de Relações Institucionais.

O Ministério da Fazenda analisa medidas para ajudar esses prefeitos a obterem financiamentos do governo por causa de dívidas com a Previdência Social. No último dia 5 o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o ministro de Relações Institucionais, José Múcio, se reuniram para tratar do assunto.

Além de facilitar o pagamento de dívidas com a previdência por parte das prefeituras, o governo pode ainda anunciar linhas de financiamentos com recursos do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a compra de máquinas.
A intenção de Lula ao convocar os governantes é também apresentar sua pauta de reivindicações, a exemplo do que eles costumam fazer todos os anos com a Marcha dos Prefeitos. Essa pauta incluiria a pactuação de 10 grandes compromissos para os próximos três anos como, por exemplo, a erradicação do analfabetismo e da mortalidade infantil. Os compromissos serão organizados numa publicação chamada Agenda de Compromissos 2009/2012.

FOTOS

O presidente do TSE, ministro Carlos Ayres, revelou ao presidente nacional da OAB, Cezar Britto, que o Tribunal se inspirou em proposta da entidade dos advogados ao decidir tornar obrigatório, a partir das eleições de 2010, a exposição dos nomes e fotos dos suplentes de senadores na urna eletrônica de votação. "É um passo no sentido de sua luta contra os senador clandestino", disse o presidente do TSE referindo-se à expressão criada e popularizada por Cezar Britto para designar o suplente de senador. Britto prega sua extinção, "pelo fato de que o suplente de senador sempre viveu na clandestinidade, pois ninguém sabe seu nome ou conhece sua cara, não se vota nele e só vem à luz quando o titular se ausenta".

O ministro Carlos Ayres considera que essa foi uma contribuição da Justiça Eleitoral no sentido de melhorar a transparência e a dignidade na política. Na conversa com Cezar Britto, o presidente do TSE se declarou cético quanto a uma reforma política votada pelo Congresso Nacional. Na sua avaliação, não passam de 15% os senadores e deputados que apoiariam hoje uma reforma. "Por isso, foram importantes decisões do TSE como a fidelidade partidária, pois ela dificilmente seria votada pelo Congresso", disse.

Site Ceará Agora

ELEIÇÕES

Três municípios de Pernambuco e um de Sergipe estão realizando hoje (8) novas eleições para as prefeituras, com votação até 17h, em urnas eletrônicas.

Os candidatos eleitos no último pleito, com mais de 50% dos votos válidos, não tiveram os registros de suas candidaturas homologados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e não puderam tomar posse do cargo.

Em Sergipe, concorrem à prefeitura de Nossa Senhora da Glória, que tem pouco mais de 21 mil eleitores, a candidata do PR, Luana Silva e Chico do Correio, do PT.

Em Pernambuco, disputam a prefeitura do município de Caetés os candidatos Aécio José de Noronha, da coligação Unidade Popular de Caetés (PT e PSB) e Lindolfo Almeida de Melo, da coligação União para Mudar e Libertar Caetes (PSDB, PR, PT do B e PTB).

Concorrem à prefeitura de Lagoa Grande os candidatos Rose Mary de Oliveira Garviera, da coligação Lagoa Grande com a Força do Trabalho (PMDB, PPS, PSDB e PC do B e PP) e José Robson Ramos de Amorim, da coligação União por Lagoa Grande (PR, PTB, PT e PSB).

Para a prefeitura de Pombos, são candidatos: Carlos Alberto Correa Lopes, do PTB, e Cleide Jane Sudário Oliveira, da coligação Pombos por um Novo Tempo (PR, Dem, PRB, PP e PT).


Os três municípios pernambucanos têm um total estimado de 50 mil eleitores.

O Povo

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Câmara Municipal de Crato

A Câmara Municipal do Crato iniciou nesta segunda-feira, 2, as atividades legislativas de 2009 . Um bom número de pessoas se fez presente, entre familiares e amigos dos vereadores novatos. A solenidade aconteceu do lado de fora do prédio com hasteamento das bandeiras do Brasil, Ceará e do Crato ao som dos hinos nacional e municipal executados pela banda de música do município. Agentes do Demutran isolaram o trânsito da rua Senador Pompeu, onde fica a sede do legislativo.

Após o hasteamento das bandeiras deu-se inicio a sessão sob a presidência do vereador Francisco Helder de Oliveira França, Guer, e na vice-presidência Dárcio Luiz de Sousa, ambos do PSDB, e secretariada por Florisval Sobreira Coriolano, do PTC.

Os vereadores da oposição falaram uma só língua sobre a administração do prefeito Samuel Araripe. A expectativa do público presente era em relação ao discurso de Mara Guedes, do PT. Ela disse que está orientada por seu partido para fazer oposição a administração de Samuel, mas com ética e coerência, sem politicagem ou perseguição. Projetos vindos do executivo de interesse do povo, ela afirma que votará, garantiu a vereadora. Mara foi seguida por seus colegas de bancada Joana Pedrosa Machado e José Nilton Brasil, ambos do PSB, que concordaram com seu discurso.

O vereador mais velho e experiente da Casa, Francisco Ailton Esmeraldo, 72 anos, usou da palavra por três minutos solicitando aos colegas apoio nas ações de interesse da coletividade. Dr. Ailton, que já foi presidente da câmara na década de 70, aconselhou a atual mesa diretora da casa, a ter habilidade que sempre teve na condução dos trabalhos legislativos.

O presidente da câmara, vereador Francisco Helder Franças ( O Guer ) do PSDB, eleito para o cargo pela terceira vez consecutiva, disse que a oposição vai ter espaço para fazer o trabalho político que desejar, desde que não venha atrapalhar a administração do prefeito Samuel Araripe. Relembrou Guer que o povo também vai poder usar a tribuna nas suas reivindicações. Já seu colega demesa, o secretário Florisval Sobreira Coriolano do PTC, pediu aos colegas para esquecer o que foi dito nos paalanques e todos unidos em beneficio do Crato.

Por Wilson Rodrigues
Repórter

Raimundo Macedo

O ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, participou, no final da tarde desta segunda-feira, da tradicional Procissão das Velas encerrando a Romaria das Candeias em Juazeiro do Norte. A presença dele no cortejo é algo que se repete a cada ano independente de ocupar ou não cargos públicos ou estar em ano de eleição. A sua tradição católica vem do berço familiar e, segundo ele, alimentada pelas manifestações de religiosidade popular que ocorrem em Juazeiro por conta das devoções ao Padre Cícero Romão Batista e Nossa Senhora das Dores.

A festa lhe enche os olhos, conforme revela Raimundão, que percorreu o trajeto próximo ao carro andor e ao lado da esposa, Maricele Macedo, conduzindo velas a exemplo dos demais fiéis. Para ele, trata-se de um espetáculo de muita emoção e fé católica. O ex-prefeito lembrou que, durante a sua gestão, sempre procurou dedicar especial atenção às festas religiosas do Juazeiro se voltando para o bom acolhimento dos peregrinos. Na manhã desta terça-feira, em conversa com alguns membros da Imprensa, ele lamentava o acidente com um caminhão que resultou na morte de nove romeiros alagoanos no município de Serra Talhada (PE).

Nomes tucanos

O ex-prefeito de Guaiuba, Fradique Accioly, e o presidente do PSDB, Carlos Matos, foram vistos saindo juntos da sede do partido, na Avenida D. Manoel, em Fortaleza, depois de uma longa reunião, onde , de acordo com os bastidores, estariam tratando de nomes para as eleições de 2010. Da relação, já "batem asas" no ninho tucano para disputar as eleições para deputado federal nomes como:

Carlos Matos (presidenrte Estadual do Partido)
Fradique Accioly (vice-presidente do Partido)
Tomaz Filho (deputado estadual )
Luis Pontes (deputado estadual)
Maia Júnior (ex-vice-governador do Estado)

Canal da integração

Coluna Vertical: Jornal O POVO - 02.03.09

"O presidente Lula pode vir ao Ceará ainda neste mês. O Palácio Iracema tenta uma data junto ao Cerimonial do Palácio do Planalto. Segundo o secretário estadual dos Recursos Hídricos, César Pinheiro, Lula viria inaugurar os trechos II e III do Eixão da Integração (antigo Canal da Integração), que trará água do Castanhão para garantir, por mais 30 anos, o abastecimento d'água da Região Metropolitana de Fortaleza, a partir de um investimento total de R$ 600 milhões, com apoio do Banco Mundial. Os trechos IV e V, que levarão água para o Porto do Pecém, conforme César, deverão ter ordem de serviço autorizada no ato. Será que Cid convidará para a festa os ex-governadores Tasso Jereissati e Lúcio Alcântara, que deram início ao empreendimento?"


comentário

O Canal da Integração, a maior obras hídrica do Ceará, foi projeto do governador e hoje senador Tasso Jereissati. Ele, inclusive, assinou a ordem de serviço para início das obras em dezembro de 2001, no município de Morada Nova. Tasso não queria que toda a água acumulada com a construção do Açude Castanhão (mais de seis bilhões de metros cúbicos de água) ficasse parada. Então idealizou o Eixão, um Canal com quase 250 quilômetros de extensão, fazendo a água caminhar do Castanhão (em Jaguaribara) até o porto do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza, abastecendo comunidades, criando pólos de irrigação, e possibilitando o abastecimento de água para as indústrias do Complexo do Pecém,, e evitando o colapso no abastecimento de água de Fortaleza.

Destaque

O deputado federal cearense e petista José Pimentel (na realidade ele é piauiense, mas começou sua carreira política por aqui) vem se destacando. Pimentel, funcionário do Banco do Brasil de carreira, tem competência como Ministro da Previdência Social. Anunciou esta semana, no programa Alerta geral, da Rádio SomZoom Sat e no Jornal do Cariri investimentos para o Cariri na área da seguridade social.

Bom momento

Um dos momentos mais fortes do PMDB nos últimos anos. O partido saiu consolidado, forte, coeso e com poder da disputa pelas presidências do Senado e da Câmara dos Deputados. O senador José Sarney e o deputado federal Michel Temer irão presidir as duas casas legislativas mais importantes do País. Com esse resultado, os peemedebistas agora estão com acorda toda, e as discussões sobre as chapas majoritárias na disputa pela sucessão do presidente Lula, pode mudar de rumo. Para varias o PMDB está dividido. Uma banda quer Apoiar Dilma Roussef, a outra quer José Serra (PSDB).

Caladinho...

O ex-presidente Fernando Collor de Melo está dando uma de mineiro. Calado, vai começando a aparecer em algumas articulações políticas. Eleito senador por Alagoas, Collor, agora filiado ao PTB, pode ser presidente da Comissão de Assuntos Internacionais do Senado Federal.

Parado

A bancada cearense rachou na eleição da presidência do Senado e Câmara dos Deputados. Da esquerda à direita, opiniões bem diferentes. O Ceará esteve apagado nessa disputa que envolveu os deputados federais e senadores brasileiros.

Eleições do SINDURCA

Tomou posse nesta sexta-feira (30/01) a nova diretoria do Sindicato dos Docentes da URCA - SINDURCA em Assembléia da Categoria, a composição da gestão para o Biênio 2009-2011 tem como presidente o Prof. Augusto Nobre, vice o Josier Ferreira, secretária geral Ariza Rocha, tesoureiro Glauberto Quirino, e suplentes os professores Alana Mara, José Gonçalves e Cícera Sineide. A Eleição ocorreu com chapa única no dia 29/01, com uma urna fixa no sindicato e outra itinerante que percorreu os demais campi.

Já hoje, 4, o Sindicato dos Docentes da URCA realiza assembléia geral para a escolha de delegados ao 28} Congresso Nacional da Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior (Andes). A assembléia começa às 10 horas, no Salão de Atos da Urca, no Campus do Pimenta.