sábado, 23 de fevereiro de 2013

PREVISÃO DE CHUVAS

Uma previsão um pouco mais otimista, mais ainda assim alarmante. No segundo prognóstico divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para a quadra chuvosa deste ano, caíram de 45% para 40% as chances de que haja chuvas abaixo da média histórica do Ceará nos meses de março, abril e maio deste ano. A perspectiva de precipitações acima da média aumentou, passando de 20% para 25%. A probabilidade de precipitações dentro da normalidade permanece em 35%.

A previsão atualizada vai de encontro às expectativas dos trabalhadores rurais do Estado, que vinham comemorando bom índice de chuvas registradas na última semana. Da sexta-feira passada, 15, até a última quarta-feira, 20, choveu em mais de 100 municípios do Estado. No dia 15 de fevereiro, por exemplo, choveu em 142 cidades cearenses.

“Choveu bem nos últimos dias, então os trabalhadores estão com a expectativa de que seja um inverno bom. Esses números um pouco mais otimistas, mas ainda muito preocupantes, não são um retorno total das esperanças, mas dão um incentivo”, diz o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Moisés Brás.

Ele destaca a regularidade das precipitações da última semana, que vinham se mantendo por vários dias consecutivos. “Foram oito dias de chuvas regulares e constantes, coisa que nos últimos três anos era mais rara. Já estamos com a expectativa que ao menos dentro da média fique. Ainda com muita preocupação, porque a gente vem atravessando uma seca dura”, diz.

Expectativa que encontra espaço na plantação do agricultor Wanderley Lopes, de Caridade, na Região Norte. Mal começaram as chuvas da semana passada, ele correu para plantar os primeiros frutos na horta de casa. “Você tem que aproveitar, porque fica sem saber quando é que vai chover bem assim de novo”, diz, esperançoso.

Nenhum comentário: