quarta-feira, 24 de outubro de 2007

OPINIÃO PROF. BERNARDO MELGAÇO

CARTA DE SOLIDARIEDADE AO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO LEONARDO (DO CPD)
Um dia desses encontrei na rua o professor Rafael da URCA que me foi dizendo: ?Bernardo, você sabe da última??. Eu disse: ?não?. Então ele respondeu: ?Leonardo e mais dois funcionários foram despedidos?. Dos três eu conhecia melhor o Leonardo. Aprendi a gostar dele e reconhecer nele um profissional competente, responsável e amigo. Fiquei triste com a notícia porque via nele um pai de família, um amigo, um grande profissional e um irmão. E sempre que eu ia no CPD ele me recebia bem, assim como qualquer outra pessoa (de ambos os lados: ?direita? e ?esquerda?). Por isso, fiquei indagando os motivos da demissão de um profissional competente que serviu à URCA durante mais de dez anos. Será que foi algum deslize dele? Não acredito nisso! A razão que posso dar a sua despedida do ?JEITO CERTO? é essa: ELE NÃO ADERIU AO PARTIDÃO! O que é o PARTIDÃO? O PARTIDÃO é uma aliança ideológica realizada por três partidos ?socialistas? dominantes na URCA. Assim, quem não adere ao PARTIDÃO é considerado inimigo mortal da alta administração ideológica. E porque digo isso, porque desde que entrei na URCA, em 2002, fui um dos primeiros a escrever artigos alertando do desvio que a URCA vinha seguindo ao deixar que o lado acadêmico fosse suplantado pelo lado e visão-poder ideológico dominante. O que existe na URCA, hoje, é o poder do PARTIDÃO que busca se infiltrar em todos os segmentos discentes (CAs etc) e docentes, inclusive no Sindicato. A consciência crítica é dominada pela consciência do PARTIDÃO. E digo com convicção porque uma vez numa reunião do Comitê Científico, na época da coordenação do Prof. Ênio, dois professores que hoje pertencem à alta administração da URCA, afirmaram sem pestanejar: ?A minha consciência é a consciência do PARTIDO. É o PARTIDO quem manda na minha consciência?.
Eu não posso acreditar numa universidade que se diz pública, gratuita e de qualidade sendo governada por ideologias. Isto porque para que uma universidade seja de fato de qualidade ela precisa ser livre. E livre de IDEOLOGIAS! O que significa dizer que devemos ser políticos mas jamais partidários porque uma ciência partidária é um absurdo e uma farsa. Xô xarlatões ideológicos! E isso é tão verdade, na URCA, que para subir ao poder máximo não precisa ter competência acadêmica (é claro que existem as exceções!) mas basta se filiar e aderir à aliança ideológica do PARTIDÃO. Quantos pró-reitores, na história da URCA, foram nomeados simplesmente porque aderiram ou fizeram carreira partidária? Conheço vários. Existe hoje, na URCA, uma fábrica do consenso (termo criado por um pesquisador americano). E como funciona a fábrica do consenso? Vou dar o exemplo do próprio pesquisador americano. O poder ideológico norte-americano dos E.U.A para conseguir o aval da comunidade internacional para o seu intuito de desenvolver a bomba nuclear massificou na mídia as benesses da pesquisa nuclear. Uma vez conseguido realizar o seu intento e percebendo que outros países poderiam alcançar o mesmo intento, massificou uma contra-informação com a pregação de que tal caminho de pesquisa era um mal terrível à humanidade. E até hoje, essa fábrica do consenso funciona nos diversos contextos onde se quer dominar a consciência do outro e deixar transparecer que existe um consenso. Ou seja, o consenso vem sendo fabricado! O recente Fórum dos estudantes da URCA não teve nenhum dedinho ideológico do PARTIDÃO? O consenso dos estudantes foi natural ou foi fabricado?
A questão do Brasil está entre o Direito e a Justiça. Existe um abismo entre eles! Nem tudo que é de Direito é Justo. E vice-versa. Por isso, temos que pensar numa universidade livre, crítica, responsável, sustentável, plural e a-partidária. Tarefa difícil no Brasil porque até na UNE (União Nacional dos Estudantes) o PARTIDÃO está no topo do poder. Veja a recente escolha dos dirigentes na China Comunista! Ufa...sai pra lá IMPÉRIO DO PARTIDÃO! Chega de IMPÉRIO (tanto capitalista quanto socialista)...eu quero é ser livre e feliz!
Prof. DSc Bernardo Melgaço da Silva ? e-mail: bernardomelgaco@hotmail.com ?tel.: (88)9201-9234

Nenhum comentário: