domingo, 10 de fevereiro de 2008

COLUNA CARIRI DE HOJE

DE CRATO A JUAZEIRO Crato e Juazeiro do Norte bem poderiam disputar o título de "A cidade mais poluída do Cariri". Nos últimos dias centuplicou a poluição sonora. Além dos carrões de propaganda, agora são dezenas de bicicletas e até carrinhos manuais vendendo CDs piratas pelas ruas dessas cidades, num verdadeiro desrespeito às leis. Nossas ruas viraram um mercado persa! Mas a poluição não fica só aí: temos aqui a visual (no centro das duas cidades) e até a química. Esta último no rio Granjeiro, que corta a cidade de Frei Carlos. Bem que o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, poderia ser convidado para vir ao Cariri e mostrar como acabou a poluição visual e sonora na maior cidade do País.

ANOTE: PROJETO CARIRI Iniciado em 2002, o Projeto Cariri foi fruto de um termo de cooperação técnica e científica celebrado entre o Iphan e a Urca, com o objetivo de catalogar o patrimônio imaterial do Cariri. Para esse fim, um escritório técnico do Iphan foi instalado e mantido até meados de 2007 nas dependências da Urca. O trabalho contou também com a parceria da Diocese de Crato e prefeituras municipais da região. Agora, o Iphan está divulgando o resultado das pesquisas em bonito catálogo, com o subtítulo "Região do Cariri - patrimônio de todos". Pena que, nesse catálogo, as parcerias com a Urca, Diocese de Crato e prefeituras sequer são mencionadas...

BARBALHA A Terra dos Verdes Canaviais será centro - entre 27 e 31 de maio próximo - do VII Encontro Cearense de Historiadores da Educação. O tema do certame é: "Vitrais da Memória - Lugares, Imagens e Práticas Culturais". Palco do encontro: o centro histórico de Barbalha.

SESQUICENTENÁRIO Amanhã, dia 11, comemoram-se os 150 anos das aparições de Nossa Senhora em Lourdes, na França. No Cariri, esta invocação da Virgem Maria tem muitos devotos. Existem, na região, várias réplicas da gruta de Lourdes. Como as construídas no Colégio Santa Teresa de Jesus, em Crato (a primeira da região), e no Santuário Diocesano de N. Sra. das Dores (em Juazeiro do Norte), ambas de autoria do escultor italiano Agostino Balmes Odísio. Destaque ainda para as grutas existentes na Catedral de Crato, igreja de São Miguel de Juazeiro do Norte e no pátio interno da Faculdade Católica do Cariri.

FALOU O MESTRE É de Oswald Barroso esta afirmação: "O Cariri não é apenas uma região privilegiada, é uma espécie de caldeirão cultural... os vários Nordestes, o do sertão, o da mata, o do agreste, o da praia, o da serra, com suas diferentes culturas, estão reunidos no Cariri. Nele se podem encontrar marcas da cultura ibérica medieval, com seus acentuados traços mourísticos; da cultura negro-africana, com suas danças e batucadas; da cultura ameríndia, com sua magia anímica, caldeadas com elementos modernos das mais diferentes proveniências".

VAYA COM DIOS Aos 98 anos, morreu no último dia de janeiro, em Juazeiro do Norte, o professor Aldenor Benevides. Ele era de Pacatuba. Na juventude, foi marinheiro e viajou pelo mundo inteiro. Um dia conheceu a Terra do Padre Cícero e por ela se enamorou. Viveu ali os últimos 60 anos de sua vida, tendo destacada participação em movimentos culturais daquela cidade.

CENTENÁRIO Juazeiro do Norte comemorará no próximo dia 30 de abril o centenário de nascimento de Felipe Néri da Silva. Ele foi um empresário que, na presidência da Associação Comercial de Juazeiro do Norte, prestou relevantes serviços àquela cidade. Morreu prematuramente, em 1960, na queda de um avião na Baía da Guanabara.

BATIZADO DO PADRE CÍCERO Um banner colocado à entrada da capela batismal da catedral de Crato - informando que ali o Padre Cícero foi batizado - apareceu rasgado. A solução é colocar uma placa de inox tornando mais difícil a ação dos vândalos. Permanece, entretanto, no interior da capela um quadro com a fotocópia tirada da folha 61 do Livro de Batizados de 1843 a 1845, onde consta: "Cícero, filho legítimo de Joaquim Romão Batista Meraíba, e de sua mulher Joaquina Ferreira Castão. Nasceu em 23 de março de 1844 e foi batizado pelo pároco solenemente com santos óleos nesta cidade do Crato em 8 de abril do mesmo ano. Foram seus padrinhos seu avô paterno Romão José Batista e Antônia Maria de Jesus, do que para constar mandei fazer este assento em que me assino. Manuel Joaquim Aires do Nascimento".

MOSTEIRO O Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória - das monjas beneditinas contemplativas - existente em Juazeiro do Norte, teve sua origem em 1982, na cidade de São Cristóvão, Sergipe. No entanto, devido às instalações serem muito antigas, ocorreu a deterioração do prédio, obrigando as religiosas a procurarem outra cidade. Em julho de 2002, as monjas viajaram a Crato, sendo acolhidas por dom Fernando Panico, que lhes indicou a cidade de Juazeiro do Norte como a mais apropriada para a instalação do novo mosteiro. Hoje, ele está na Terra do Padre Cícero. Um prédio enorme, imponente, localizado no bairro Novo Juazeiro.

UVAS DO CARIRI 1 No século XIX, o famoso padre Inácio Rolim, misto de religioso, educador e cientista - fundador de Cajazeiras (PB) e ali venerado como santo - passou uma temporada no Lameiro, nas cercanias de Crato, onde plantou, com grande êxito, trigo e uva. Ele enviou o resultado de suas experiências ao presidente da Província do Ceará, afirmando que no Lameiro "em se plantando, tudo dá". Os estudos do padre Rolim caíram no esquecimento.

UVAS DO CARIRI 2 Agora, o empresário Gilberto Mendonça Filho plantou dois hectares de uva no sítio Belmonte, no Lameiro, e está obtendo duas safras por ano. Com um detalhe: a uva é extremamente doce, com cachos cheios e pouca acidez, bem superior à produzida no vale do São Francisco, em Pernambuco. Segundo Gilberto Mendonça Filho, sua plantação poderia chegar até três safras/ano. Mas ele prefere manter a boa qualidade dos frutos com apenas duas safras.

Nenhum comentário: