sábado, 2 de fevereiro de 2008

DIA DOS AMBIENTES ÚMIDOS É HOJE

Dentro das celebrações pelo Dia dos Ambientes Úmidos, hoje, 2 de fevereiro, organizações ambientais se mobilizam para um dos temas mais importantes do meio ambiente. O tema deste ano é "Ambientes Úmidos Sadios, Gente Sadia". Seu objetivo é fazer ênfase à estreita relação que existe entre o funcionamento adequado dos ecossistemas úmidos e a saúde humana. Por esse motivo, devem promover estratégias de manejo que apóiem tanto a saúde destes ecossistemas como a saúde das pessoas.
No Equador, já se perdeu 70% do ecossistema de mangue originário, o que incidiu não só na perda do bosque e de suas espécies associadas, mas também na destruição de sua biodiversidade: flora e fauna; além disso, tem contaminado as águas e obstruindo canais, modificando drasticamente a subsistência dos povos ancestrais do ecossistema de mangue e deteriorando sua qualidade de vida.
Por esse motivo, os povos ancestrais do ecossistema de mangue reunidos na Coordenadoria Nacional para a Defesa do Ecossistema de Mangue do Equador (C-Condem) faz um chamado a todos e todas para promover a recuperação e conservação comunitária deste ecossistema ao qual se está vinculado há muito tempo em benefício das comunidades, garantindo o direito ao trabalho e à soberania alimentar.

Nenhum comentário: