domingo, 9 de março de 2008

Coluna Cariri deste domingo

Anote: zelo pela Sé
É conhecido o desvelo do Cura da Sé, padre Edmilson Neves, para com as imagens e instalações da catedral de Crato. Agora, aproveitando o talento da restauradora italiana Maria Gabriella Federico, ele autorizou a restauração da imagem do Senhor Morto, esculpida em madeira (cedro) há cerca de 200 anos. Gabriella detectou, na imagem, quatro demãos de tinta, que prejudicavam a beleza e valor artístico da escultura. No seu livro O Cariri, o historiador Irineu Pinheiro registra: "Em 1916, um artesão cratense, de nome Zé Chato, retocou e desbastou o busto (e os membros superiores e inferiores) da estátua do Senhor Morto". Esta imagem (juntamente com a de Nossa Senhora da Soledade) sai - todos os anos - em procissão, pelas ruas de Crato durante as comemorações da Semana Santa. Pois bem: quase 100 anos depois de "retocada" por Zé Chato, o Senhor Morto, voltará a ter seu aspecto original, graças ao trabalho de Maria Gabriella.

BARBALHA Napoleão Tavares Neves, Filipe Zaú (do Ministério da Educação de Angola), Renato Casimiro e Raimundo de Oliveira Borges são alguns dos conferencistas do 7º Encontro Cearense de Historiadores da Educação, a ser realizado em Barbalha de 27 a 31 de maio próximo.

PEQUI Durante a Semana da Árvore foram entregues à população do Sul do Ceará mudas frutíferas. Vale uma sugestão: por que não se distribuem também mudas do pequizeiro? Árvore símbolo da região, o pequizeiro é uma planta nativa da Chapada do Araripe. Seu fruto é rico em óleo e proteína, além de servir como tempeiro para o baião-de-dois, prato típico da culinária caririense.

SANTANA DO CARIRI A igreja-matriz de Senhora Santana sempre primou em obras de artes. Muitas, adquiridas pelo padre Cristiano Coelho, vigário de Santana do Cariri por mais de 30 anos. Um exemplo é o altar de Nossa Senhora da Assunção, que, tempos atrás, tinha pinturas de cortinas nas paredes. Agora, o novo pároco de Santana do Cariri, o jovem padre Adalmiran Vasconcelos, quer restaurar algumas dessas obras.

BOA NOTÍCIA Para alegria dos seus familiares e amigos, o empresário José Roberto Barreto Celestino - presidente da CDL-Juazeiro do Norte - recupera a saúde, após se submeter a cirurgia em Fortaleza. Ele é forte defensor das causas maiores de sua cidade natal. Recentemente, o relator geral da Comissão de Orçamento do Brasil, deputado José Pimentel (PT-CE), disse ter sido importante a participação de José Roberto na luta pela ampliação do Aeroporto Orlando Bezerra (nova denominação do Aeroporto Regional do Cariri). Coube a Celestino resolver impedimentos legais do terreno do aeroporto, o qual pertencia ao Governo do Ceará, mas não tinha o título de domínio legalizado.

FESTA JUAZEIRENSE Todos os anos, a Associação dos Filhos e Afilhados de Juazeiro do Norte (Afaj), com sede em Fortaleza, realiza sessão solene para homenagear in memoriam três pessoas que marcaram a vida da terra do Padre Cícero. Este ano a festa será no próximo 10 de abril e os homenageados serão: Durval Aires, Getúlio Grangeiro e Tarcila Cruz. Neste encontro, no Centro Cultural Oboé, será lançado, na capital cearense, o livro Joaseiro Celeste escrito por Francisco Salatiel de Alencar Barbosa.

MALHAÇÃO DO JUDAS Vem aí Semana Santa e com ela as festas religiosas e profanas. No Cariri existem as tradicionais Malhações do Judas, festa popular existente desde o início da colonização do Sul do Ceará. Muito popular na Península Ibéria, a Malhação do Judas foi transportada para a América Latina, alimentando o imaginário popular para a execração do gesto infame de Judas Iscariotes, o traidor de Jesus Cristo.

DIOCESES EM NÚMEROS Vejam os números da recém criada diocese de Oeiras (PI): 15.096 quilômetros quadrados de área, 134 mil habitantes, 7 paróquias, 12 sacerdotes e 7 seminaristas. Comparem com os números da diocese de Crato: 17.648 quilôimetros quadrados de área, população de cerca de 1 milhão de habitantes, 49 paróquias, 71 sacerdotes e 55 seminaristas. Quase uma arquidiocese!

CARIRIANAS
Aumenta, a cada dia, a violência no triângulo Crajubar (Crato, Juazeiro, Barbalha). A população amedrontada quer saber quando começarão as ações do projeto Ronda do Quarteirão no Cariri.

Após temporada de 15 dias em Roma regressou hoje ao Cariri o bispo de Crato, dom Fernando Panico.

O arquiteto Waldemar Arraes de Farias está debruçado sobre o projeto da Capela da Ressurreição, a ser construída no interior da catedral de Crato e destinada a abrigar os restos mortais dos três primeiros bispos da diocese.

Nenhum comentário: