terça-feira, 11 de março de 2008

Crise nas universidades estaduais

A nota abaixo foi postada no blog do ex-governador Lúcio Alcântara (www.lucioalc.com):
“O Deputado Adahil Barreto (PR-CE) demonstrou, na Assembléia Legislativa do Estado, o descaso do atual Governo para com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), saída há pouco de uma longa e penosa greve de docentes.O mais grave é que os atuais detentores do poder no Estado, alimentaram uma greve de professores no ano de 2006, com motivação política enxertada de promessas que, decorrido mais de um ano de Governo, não foram até aqui cumpridas.Para encerrar a última greve, o Governo assumiu com os professores alguns compromissos. Um deles mostra a forma enganosa com que age. Falo da promessa de dobrar o recurso destinado ao custeio da Universidade. Em 31 de Dezembro de 2006, o repasse mensal era de R$ 453.000,00. Com o novo Governo, a importância caiu para R$ 294.000,00. O que já era pouco ficou menos ainda. Dobrando o valor, como promete, o aumento será pequeno, e insuficiente para cobrir as necessidades do período em que foi reduzido.Em relação às obras, quando estava à frente do Governo, deixei contratadas e iniciadas a reforma da biblioteca e a construção do Hospital Veterinário. Ambas estão paradas. Contratada, mas não iniciada, o Restaurante Universitário. Esta sequer consta das intenções de construção (MAP) anunciadas pelo Governo.”
*** *** *** ****
E agora um comentário nosso:
E o que dizer da situação da nossa URCA? A nova administração da Universidade Regional do Cariri, precipitamente, dispensou sem um estudo prévio e de imediato as taxas que ali eram cobradas do alunado. Essas taxas complementavam as despesas do custeio da URCA.
Daí o quadro de penúria ora verificado naquela universidade...
A propósito, são muito insistentes os rumores de que o atual reitor - insatisfeito com a falta de recursos na URCA - poderá licenciar-se, no próximo mês de abril, para concorrer ao cargo de prefeito de Santana do Cariri. Quem ouviu a entrevista concedida pelo reitor Plácido Nuvens ao repórter Lucion Oliveira, pode constatar que essa possibilidade é muito provável. Aliás, comenta-se que se for mesmo candidato, a eleição de Plácido para a Prefeitura de Santana do Cariri são favas contadas...

Nenhum comentário: