terça-feira, 18 de setembro de 2012

Começa revitalização do Parque Estadual de Proteção Integral Sítio Fundão



Autoridades de setores ambientais, Governo do Estado e da Universidade Regional do Cariri (URCA) participaram, na última sexta-feira, da assinatura da ordem de serviço no valor de R$ 1.150.000,00, para as obras de revitalização e conservação do Parque Estadual de Proteção Integral do Sítio Fundão, em Crato. O local integra o Geopark Araripe, por meio do Geossítio Batateira.

As obras de construção da cerca serão iniciadas na área de 93,54 hectares. Cerca de 50% do espaço serão fechados, principalmente na área mais próxima das comunidades, a fim de preservar os locais de depredações. A guarita já começou a ser feita exatamente na entrada do sítio. Segundo o presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – Conpam, Paulo Henrique Lustosa, com essas primeiras iniciativas, o Parque fica preservado e com uma vigilância mais eficiente, dificultando a entrada de pessoas, sem que sejam identificadas na entrada.

Ele afirma que tão logo seja finalizada essa primeira etapa de serviços, será iniciada a licitação para a segunda etapa do cercamento da área, finalizando todo o espaço, além da construção da sede administrativa do Sítio Fundão, no próximo ano. A Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, destacou a importante contribuição que a Unidade de Conservação Estadual representa para o estudo acadêmico e, consequentemente, o desenvolvimento científico, além da preservação ambiental. Ela citou trabalhos de pesquisa, que podem ser desenvolvidos atualmente no âmbito do Mestrado em Bioprospecção Molecular.

O Vice-Reitor da URCA, Patrício Melo, destacou a parceria na gestão da Unidade de Conservação, por meio do Geopark Araripe. Segundo ele, esse processo já vem sendo desenvolvido junto à comunidade, com trabalho sobre educação ambiental e conservação da área. A parceria do Geopark Araripe, conforme Patrício Melo, envolverá mais quatro unidades, duas em Santana do Cariri – Pontal da Santa Cruz e Sítio Canabrava -, Sítio Fundão e Cachoeira de Missão Velha. No sítio Fundão, foram inseridas sinalizações do Geossítio Batateiras, com totens na entrada da área.

A ordem de serviço foi assinada por representante da Construtora Adois e o presidente do Conpam. A cerca verde será feita em painéis de arame galvanizado e a guarita em tijolo maciço. O prazo para entrega da obra é de 120 dias. Os recursos, segundo informações do Presidente do Conpam, são originários de medidas de compensação e sua aplicação mostra o quanto o Governo reconhece o inestimável valor histórico, cultural e ecológico da área.

O Parque Estadual do Sítio Fundão é uma unidade de conservação (UC) de proteção integral do Governo do Estado do Ceará. Tem uma flora e fauna bem diversificada, na qual nos deparamos com espécies da caatinga e do cerrado, remanescentes da mata atlântica.



Nenhum comentário: