sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Saúde do Crato implanta o Serviço de Atendimento Domiciliar (SADE)



Os pacientes crônicos receberão os profissionais de saúde em sua própria residência. desde outubro que o trabalho vem sendo desenvolvido no Município. Agora, com a parceria do Ministério da Saúde.

O Crato tem contabilizado inúmeros avanços na área da saúde nos últimos anos, com a humanização dos serviços. Dando segmento a esse projeto, a Secretaria de Saúde Municipal, implantou o Serviço de Atendimento Domiciliar (SADE). O programa foi lançado na manhã de ontem, no gabinete do prefeito Samuel Araripe, com a presença da equipe, da coordenação da Atenção Básica do município cratense, além de familiares do homenageado, Luiz Cocão. Por décadas, o enfermeiro prático prestou assistência à famílias cratenses, com atendimento em sua própria residência.

A primeira equipe recebe o nome do enfermeiro. O prefeito Samuel Araripe destacou a importância desse trabalho na saúde, ao mesmo tempo em que ressaltou o esforço que vem mantendo, no intuito de qualificar os atendimentos. Desde que assumiu a prefeitura do Crato, vem fortalecendo o atendimento, por meio da Atenção Básica, na sede e distritos da cidade. Tanto que foram implantadas, além das 16 equipes do PSF que já existiam, mais 17 equipes (no total de 33 equipes atualmente), complementadas com maior número de profissionais, além das quatro equipes do NASF. Praticamente todas as áreas da cidade estão cobertas com os atendimentos, nas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento em Domicílio (SADE) começou a ser desenvolvido na cidade em outubro ao ano passado. Dezenas de famílias já foram beneficiadas com os atendimentos, por meio de uma equipe composta por um médico, um enfermeiro, três fisioterapeutas e dois técnicos de enfermagem. Agora o serviço conta com a parceria do Ministério da Saúde e continua de forma permanente. O acompanhamento dos pacientes crônicos passa a acontecer na sua própria casa, depois de passar por uma triagem por parte da equipe.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica à Saúde, do Crato, Cíntia Nobre de Lemos, o prontuário é feito pelos profissionais de saúde, para, em seguida, haver o acompanhamento do paciente em sua própria residência. Ela destaca a iniciativa, como forma de promover uma maior humanização nos serviços de saúde. Cada profissional da equipe recebeu um smartphone, para desenvolver os serviços de forma integrada e on line.

Nenhum comentário: