segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Umn giro pelo mundo





BRUNEI

O sultão de Brunei, um dos homens mais ricos da Ásia, casou a filha ontem em uma cerimônia suntuosa no palácio real que tem 1.700 quartos. A princesa Hajah Hafizah Sururul Bolkiah, 32 anos, e Pengiran Haji Muhamad Ruzaini, 29, se casaram oficialmente na quinta-feira.



CHINA

Mendigos em jaulas causam indignação entre internautas
A Prefeitura de Xinjian (leste da China) está sob intensa crítica da opinião pública após enjaular dezenas de mendigos no mesmo lugar durante um festival religioso. As fotos, tiradas no último dia 15, mostram mendigos atrás das grades e sentados lado a lado. As imagens foram feitas por visitantes e postadas em microblogs, atraindo uma enxurrada de comentários negativos. Tivemos de considerar ambos os lados: o dos peregrinos e o dos mendigos”, disse o chefe do escritório de assuntos civis da Prefeitura de Xinjian à rede americana NBC, identificado apenas como Wan. “Há alguns mendigos falsos que querem arrancar dinheiro dos peregrinos”, alegou.



TURQUIA

Generais são condenados por tentativa de golpe
A Justiça da Turquia condenou três generais do país à prisão perpétua pelas acusações de tentativa de golpe para derrocar o governo do atual primeiro-ministro, Tayyip Erdogan. Apesar da condenação, eles tiveram a pena reduzida para 20 anos porque o golpe não foi bem sucedido. Outros dois generais aposentados e um que ainda está na ativa foram sentenciados em 18 anos de prisão. Os oficiais foram processados em meio a uma ação do Estado contra 364 militares envolvidos na conspiração, que aconteceu em 2003. Foi a primeira condenação contra os chefes das Forças Armadas, que tinham grandes poderes até 2002.



LÍBIA

Quatro mortos em novos confrontos

Pelo menos quatro pessoas foram mortas na cidade de Benghazi, na Líbia, após tropas do governo e manifestantes governistas terem atacado bases mantidas por milícias islâmicas. As bases atacadas incluem o quartel general do grupo islâmico Ansar al Sharia, suspeito de envolvimento no ataque contra o consulado americano em Benghazi, que matou o embaixador dos Estados Unidos, Chris Stevens.


COLÔMBIA

Presidente quer Conselho de Paz nas negociações
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, decidiu reconvocar o Conselho Nacional de Paz, formado por integrantes da sociedade civil, para mediar o acordo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A decisão foi anunciada por Santos na rede social Twitter, após reuniões com representantes de organizações não governamentais (ONGs) e representantes do Parlamento, em Bogotá, a capital colombiana.

Nenhum comentário: