quinta-feira, 11 de julho de 2013

BRASIL DE VOLTAS ÀS RUAS

Está marcada para hoje a primeira grande mobilização de alcance nacional após a onda de manifestações ocorrida durante o mês de junho. O Dia Nacional de Lutas terá paralisações articuladas em conjunto pelas centrais sindicais e movimentos sociais. A pauta é diversa e inclui redução do preço das tarifas de ônibus, jornada de trabalho de 40 horas semanais e 10% do PIB para a educação. Em Fortaleza, as reivindicações incluirão paralisação das remoções relacionadas a grandes obras e reabertura dos postos de saúde nos três turnos.

Há articulação para paralisações de categorias como trabalhadores da construção civil, construção pesada, odontologistas, metalúrgicos, químicos, policiais federais, algumas categorias do funcionalismo municipal, como servidores do Instituto José Frota (IJF). Está prevista ainda paralisação em terminais de ônibus, além da mobilização de professores da rede municipal e estadual, bancários, servidores do Poder Judiciário, além de ato no comércio do Centro. Está previsto ainda o fechamento de estradas que dão acesso a Fortaleza, articulada por trabalhadores sem terra.

O ato articulado pelo maior número de entidades tem concentração prevista para 8 horas, na Praça do Ferreira. Há ainda mobilização no mesmo horário, na Praça Portugal, cujas reivindicações incluem redução da tarifa de ônibus de R$ 2,20 para R$ 2,00 e interrupção de remoções de famílias para realização de obras. Trabalhadores da construção civil deverão participar dessa manifestação, antes de seguirem em marcha para a Praça Portugal.

Nenhum comentário: