quinta-feira, 11 de julho de 2013

SENADO APROVA MÉTODO MAIS FÁCIL PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA DE INICIATIVA POPULAR


O senado aprovou nesta quarta-feira (11), Proposta de Emenda à Constituição (PEC 03/11) que reduz o número de assinaturas para a apresentação de propostas de iniciativa popular. A matéria também foi inserida na pauta prioritária elaborada pelos líderes partidários e pelo presidente do senado após os seguidos protestos pedindo mudanças no sistema político.

 Além de reduzir o numero de assinaturas, o projeto estabelece que Propostas de Emenda à Constituição (pecs) também possam ser apresentadas por cidadãos - hipótese que não é contemplada atualmente pela Constituição.  Atualmente, a Constituição diz que é necessária a soma de assinaturas de 1% do eleitorado nacional registrado na ultima eleição, o que significa algo em torno de 1,3 milhão de eleitores. Com a aprovação da matéria, será preciso apenas 0,5% dos votos válidos na última eleição para deputado federal, ou seja, cerca de 500 mil assinaturas.

            Ao encaminhar voto favorável, o líder do PMDB, senador Eunício Oliveira (CE) defendeu a legitimidade da manifestação popular. “É importante ampliar esse direito e avançar na garantia do direito democrático, além de manter o legislativo em sintonia com a demanda das ruas”, disse.

A matéria segue agora para análise da Câmara
 

Nenhum comentário: