segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

190 anos de instalação da Comarca de Crato

O último dia 17 de dezembro marcou os 190 anos de instalação da Comarca de Crato, pioneira do interior do Estado, criada através de alvará assinado por Dom João VI, em 27 de junho de 1816, razão por que o Crato tem o título de “Cidade de Crato Cabeça de Comarca” – figurado com quatro “C” , no brasão e bandeira do Município, criado em 17 de outubro de 1953, Centenário de elevação do Crato à categoria de Cidade.

O primeiro ouvidor da Comarca de Crato foi o juiz José Raimundo do Paço Porbém Barbosa, que tomou posse no dia 17 de dezembro de 1817, ano da revolução Pernambucana, liderada em Crato pela heroína Bárbara de Alencar, quando lançou a idéia da transposição das águas do Rio São Francisco, para vários estados do Nordeste.

A história registra que antes mesmo da criação da Comarca do Crato, seu primeiro prefeito capitão Francisco Gomes de Melo, parente de Dona Bárbara de Alencar, exerceu também as funções de Juiz, tendo como sucessor o índio José Amorim.

Um comentário:

Armando Rafael disse...

Meu caro Tarso,
Permita-me discordar - respeitosamente, como sua pessoa merece - da frase inserida nesta nota de que "a heroína (sic) Bárbara de Alencar liderou a Revolução Pernambucana de 1817, em Crato".
Na verdade, Dona Bárbara de Alencar, figura respeitável, não participou diretamente do movimento revolucionário de 1817 em Crato. Foi presa e sofreu as agruras injustas dos cárceres pelo simples fato de ser mãe do seminarista José Martiniano de Alencar, este sim, o líder do movimento revolucionário de 1817, na Cidade de Frei Carlos. Naquele tempo, a Justiça – diferente de hoje – castigava, imjustamente, os parentes dos réus que atentavam contra o Poder Real.Foi por isso que prenderam Dona Bárbara, já idosa, pois à época beirava os 60 anos de idade.
Somente após o golpe militar que implantou a República no Brasil, em 1889, que Dona Bárbara passou a ser nominada como “heroína republicana”, fato plenamente justificado em face das razões abaixo:
1) A nova República não tinha nenhum ícone feminino. E a fiura de Dona Bárbara caía como luva pelo acontecimento de 62 anos atrás;
2) A História - todo mundo sabe - é escrita pelos vencedores...E quem venceu no Brasil foram os golpistas repulicanos...