segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Sindicalista diz que professores estão abertos ao diálogo

O professor Augusto Nobre, presidente do SINDURCA concedeu ontem, domingo, uma entrevista no programa Comentário Geral na Rádio Araripe AM do Crato. O programa é apresentado pelo radialista e professor universitário Jorge Emicles.

Durante a entrevista o sindicalista falou da greve dos professores universitários cearenses, alertando que até o momento o Governo Cid Gomes (PSB) não quis negociar com os grevistas. Ainda de acordo com Nobre os sindicalistas estão abertos para a negociação, mas o governo resiste.

Sobre a ocupação da Assembléia Legislativa acontecida dias atrás por parte de membros do comando de greve formado por professores e estudantes e sindicalistas, apontou que os deputados do PT e do PC do B foram os que mais pressionaram para que a ocupação não acontecesse. “São os mais governistas, defensores do Governo Cid” apontou o sindicalista e professor Augusto Nobre.

Um dos problemas vividos atualmente pelas universidades cearenses, segundo Augusto, é a evasão de professores universitários, que após o mestrado e doutorado terminam por ir para outras universidades em busca de melhores salários e condições de trabalho. Também se aponta as péssimas condições físicas e de custeio das universidades cearenses. Os sindicalistas alertam que o atual governo não vai aumentar o custeio, apenas manter índices de anos passados.

Outro alerta do sindicalista foi com relação aos ataques à greve e às tentativas de desmobilização da categoria por parte dos que fazem a atual administração da URCA.

A proposta do Governo Cid é de 100% da seguinte forma: 20% em 2007; 18,6% em 2008; 18,6% em 2009 e 18,6% em 2010, perfazendo os 100% já embutida a inflação. A proposta dos professores universitários é: 130% sem a inflação parcelada em duas vezes. Os sindicalistas alertam, entretanto, que estão abertos para a negociação.

Um comentário:

Armando Rafael disse...

Tarso:
Não é novidade, para ninguém, a mudança da postura do PT e PC do B...
Esses partidos padecem de um erro de origem: nasceram assentados sobre dois equívocos. O primeiro foi ter sido criado sob o signo do socialismo quando essa idéia já seguia em franca decadência no restante do planeta. Dois anos antes da fundação do PT, em 1980, a China já havia iniciado o processo de descoletivização da sua agricultura. Começara a estimular a entrada de capital e tecnologia estrangeiros e a instalação de multinacionais no país. Em 1985, o então presidente russo Mikhail Gorbachev dava início à perestroika (o processo de abertura da economia soviética) e, em 1989, o Muro de Berlim caía, revelando ao mundo o assalto ao Estado protagonizado pelos partidos comunistas do Leste Europeu e fazendo desabar com ele a utopia marxista. Enquanto isso, o PT, recém-criado, e o PC do B, apresentando uma face democrática em face da Constituição de 1988, divulgavam manifestos pregando a "solidariedade à luta de todas as massas oprimidas do mundo" e aos "explorados pelo capitalismo". Do ponto de vista ideológico, portanto, o PT e PC do B já nasceram póstumos. "Eles foram no contrafluxo da esquerda", reconhece Roberto Schwarz, crítico literário e um dos primeiros intelectuais a apoiar o PT ao qual ainda é filiado.
O segundo equívoco do PT e PC do B decorre do primeiro. Os partidos foram formados por uma mixórdia: sindicalistas, militantes egressos da luta armada, integrantes da esquerda católica e intelectuais marxistas. Este último segmento, sobretudo, encarregou-se de construir um mito – o de que o então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, Luiz Inácio Lula da Silva, era o guia excelso da classe trabalhadora rumo ao paraíso socialista. Ora, Lula nunca foi socialista. Não se pode nem mesmo dizer que era "de esquerda". Lula era, sim, um líder sindical forjado no pragmatismo das brigas salariais entre operários e empresários – como ele mesmo deixou claro em um histórico debate travado com um deputado em 1982.
Então qual a surpresa? Chegados ao poder ( e o poder inclui a URCA) esse pessoal vai lutar com unhas e dentes para manter as mordomias e as benesses que oram desfrutam...
Qualquer pessoa medianamente informado já sabia que eles agiriam como estão agindo....