sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Luto: Morreu em João Pessoa o historiador aurorense Amarílio Gonçalves

Faleceu quinta-feira, dia 20/12 em João Pessoa na Paraíba onde residia há mais de duas décadas o escritor-historiador aurorense Amarílio Gonçalves. Aos 85 anos de idade o mesmo foi vítima de enfarto. Amarílio Gonçalves Tavares nasceu em Aurora em 7 de agosto de 1922. Era filho de José Gonçalves Leite e Lídia Alves Tavares. Sendo casado com a Srª Terezinha de Sá Barreto Gonçalves. Bancário aposentado do Banco do Brasil havia trabalhado nas cidades cearenses de Fortaleza, Senador Pompeu e Crato, além de Natal-RN e João Pessoa-PB onde se aposentara. É autor da mais importante obra sobre sua terra natal intitulada - `AURORA, História e Folclore´. Publicou também em 1988 "A outra face da moeda" uma abordagem romanceada sobre sua carreira bancária iniciada em meados de 1941 no antigo Banco dos Proprietários de Fortaleza. Era também bacharel em direito formado pela UFPB. Há cerca de dois anos Amarílio Gonçalves vinha sofrendo com intensos problemas de saúde. Entretanto, jamais esqueceu o seu torrão natal, de modo que enquanto a saúde lhe permitiu sempre encontrava um tempinho para visitar sua terra.

4 comentários:

Helder disse...

Sou Vilani Gonçalves, irmã de Amarílio. Hoje, ao procurar notícias de Aurora, na Internet, com meu filho Helder Gonçalves, para relembrar meus tempos de criança, encontrei esta homenagem ao meu querido irmão. Tínhamos muita afinidade, para falar sobre política, nossos antepassados e nossa querida terra natal, Aurora. Sempre ía a João Pessoa para visitá-lo. Ele estará para sempre nas nossas lembranças e nossos corações.

sione sabiá disse...

Amarílio



Foi exemplo de decência e honradez. Discreto, sensível e amigo. Tratava as pessoas com ternura e afeto. Nunca teve uma palavra áspera ou grosseira para quem quer que fosse. Bom pai, companheiro dócil e paciente. Sua simplicidade contagiava a todos. Seu desaparecimento nos deixou bastante tristes e sem ação. Foi inesperado e muito rápido.
Meu amor o acompanha e fica a saudade comigo e com nossos três filhos e seis netas.

Teresinha

João Pessoa. 07 de agosto de 2008


Em tempo: Hoje Amarílio completaria 86 anos.

POESIAS LITERÁRIAS DE LUIZ DOMINGOS DE LUNA. disse...

Neste sábado dia 20 de dezembro tive o prazer de participar da missa solene pela passagem de um ano de falecimento do homem que escreveu a certidão de nacimento de Aurora, Aurora, História e folclore, momento litúgico forte, onde se pode verificar que o legado histórico de Amarílio será sempre uma pedra basilar a assentar o municipio da terra do Menino Deus.

POESIAS LITERÁRIAS DE LUIZ DOMINGOS DE LUNA. disse...

Gostaria de parabenizar a atitude do Jornalista Tarso Araújo que de forma precisa, determinada e coerente sempre a divulgar os acontecimentos históricos, sociais, políticos, econômicos, literários e culturais da terra do Menino Deus – Aurora, graças a determinação deste grande humanista do cariri cearense, a cidade sol nascente presente aos olhos do mundo no blog do Tarso, no jornal o povo, o povo on-line numa linguagem concisa, correspondendo diretamente à fidelidade dos fatos corridos.
Cordialmente
Agradece,
Luiz Domingos de Luna, Mestre de Ordem, Ordem Santa Cruz – Penitentes- Santa Igreja de Roma, forania de Aurora no estado do Ceará aos 23 dias de dezembro, 2008.