domingo, 23 de dezembro de 2007

Devendo explicações à sociedade

Impressionante a capacidade da atual gestão da URCA em tentar desmoralizar a greve dos professores das universidades estaduais. Ultimamente foi o chamado jornal da URCA que traz como manchete “a greve que ninguém quer”. Acredito que apenas o Governo e a Reitoria da URCA queiram a greve, já que ninguém resolve a questão das reivindicações dos professores. A Reitoria atual é tão subserviente quanto a anterior. Pior ainda, faz campanha declarada contra a greve. Infelizmente o Gabinete do Reitor poderia ter usado o jornal para explicar porque é que o Governo Cid não negocia com os grevistas, e finalmente o que a Reitoria anda fazendo para resolver a questão. Nenhuma palavra sobre o assunto. Com relação aos pró-reitores, falou o que eles são, querem e pretendem fazer, mas não explicou os casos de nepotismo na URCA. Ficou devendo explicações à sociedade.

Já que estamos próximo de 2008, e seria interessante a atual administração superior da URCA pensar numa questão. Qual mesmo a posição da atual administração com relação aos prefeitos do Cariri do PSDB? Sim, porque quem sempre navega pelo orkut já pôde ler as posições do atual chefe de gabinete que culpou o PSDB por fazer a greve atual na URCA. Se o PSDB tem culpa, os prefeitos deveriam se explicar. Se foi somente mais uma falácia do chefe de Gabinete, então, a reitoria deveria pedir desculpas ao PSDB. O fato é que os principais dirigentes da URCA detestam o PSDB. Até aí tudo bem, mas quando se trata de administrar uma universidade isso é estranho, pois pelo que sabemos uma universidade deve ser plural e democrática antes de tudo. A própria vice-reitora na abertura das aulas do atual semestre(paralisado pela greve) falou dos “difíceis” tempos de Tasso Jereissati quando governador que teria relegado as universidades estaduais à segundo plano. Mesmo elogiando bastante a professora Vileta e o prof. Plácido esqueceu que os dois foram indicados exatamente por Tasso. Tudo bem, as pessoas esquecem rápido algo que é conveniente.

Com relação ainda ao PSDB essa ranhura existe porque um dos grupos políticos mais fortes na URCA é atrelado ao chefe de gabinete Darlan Reis. Ele comanda o PC do B no Crato e na URCA. Tem horror ao PSDB, mas agora é uma figura pública e tem que se explicar de tudo que fala ou escreve, até mesmo no orkut. Não se explicou ainda. Aliás, o grupo que comanda hoje a URCA não gosta muito de se explicar. Apenas acusar.

Nenhum comentário: