domingo, 16 de dezembro de 2007

Coluna Cariri de hoje

Olá amigos, segue abaixo minha coluna Cariri editada neste domingo, 16, no jornal O Povo.

Pessoa recebe título de cidadão de Jardim
O prefeito de Maracanaú e ex-deputado federal Roberto Pessoa (PR) recebeu, no último domingo, o título de cidadão do município de Jardim. A honraria foi proposta pelo vereador Péricles Sá Roriz e aprovada por unanimidade pelo legislativo jardinense. A solenidade de entrega do título ocorreu no Salão Nobre Madre Ana Couto, anexo ao Centro Educacional Padre Aldemir, no centro da cidade. O evento contou com a presença dos deputados Paulo Henrique Lustosa, Sineval Roque e Gorete Pereira, do vice-prefeito de Maracanaú Firmo Camurça, do vice-presidente da Câmara João da Luz Sampaio (representando o prefeito da cidade), além de vereadores, lideranças políticas do Cariri, empresários, intelectuais, artistas, profissionais de imprensa e a sociedade jardinense. Em suas palavras ao homenageado, o vereador Sá Roriz lembrou o trabalho do então deputado Roberto Pessoa pelo município de Jardim, na busca de recursos para realização de projetos e obras para o município.

ANOTE: LIDERANÇA MORAL
Dom Fernando Panico está apoiando o movimento que defende a permanência do escritório do Ibama em Crato. O bispo diocesano acompanhará a delegação caririense que vai a Brasília manter encontro com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Lá, mostrará os prejuízos que advirão para o Sul do Ceará caso esse escritório seja fechado. Anteriormente, o bispo diocesano havia aderido à campanha pela revitalização do rio Batateiras. Dom Fernando Panico consolidou-se definitivamente como a maior liderança do Sul do Ceará.

MENINOS, EU VI
A Fundação Casa Grande - uma ONG criada em 1992, por Alemberg Quindins, na cidade de Nova Olinda - é hoje conhecida em todo o Brasil. Com 15 anos de existência, a Fundação Casa Grande se transformou numa escola de gestão cultural com a missão de educar crianças e jovens, através do programas de memória, comunicação, artes e turismo. Ali funciona o Memorial Homem Cariri, Teatro Violeta Arraes e a Escola de Comunicação Meninada do Sertão, com laboratórios de rádio e TV e uma editora. Tudo feito por crianças de Nova Olinda.

O REI DO BAIÃO
Desde a última quinta-feira, dia 13, a cidade pernambucana de Exu, vizinha a Crato, vem comemorando os 95 anos de nascimento do cantor e compositor Luiz Gonzaga. Shows diários vêm sendo realizados e têm atraído a presença de muita gente, principalmente do Cariri. Os festejos só terminam neste domingo. Nascido na Fazenda Caiçara, em 13 de dezembro de 1912, Luiz Gonzaga garantiu seu lugar na história, como o mais fiel intérprete da cultura nordestina.

GESTO LOUVÁVEL
Surgiram algumas rachaduras na capelinha de Nossa Senhora da Conceição, do bairro Granjeiro em Crato. Construída por monsenhor Montenegro (e onde ele foi sepultado) esse fato levou amigos do saudoso monsenhor - sob a coordenação do padre Rocildo - a patrocinarem os trabalhos de recuperação do bonito templo.

CARIRIANAS
Ana Célia, repórter da TV Assembléia, esteve esta semana no Cariri gravando matérias para um documentário sobre o Beato José Lourenço. Foi ela quem produziu um documentário sobre o Padre Cícero, elogiado por todos (...)

Dentro do projeto de resgatar a memória de Crato, o Instituto Cultural do Cariri criou mais duas cadeiras naquele sodalício cujos patronos são: Agostino Balmes Odísio (a ser ocupada pelo arquiteto Valdemar Arraes Farias Filho) e frei Carlos Maria de Ferrara, cujo ocupante será o padre Antônio Teodósio Nunes (...)

A Prefeitura de Farias Brito construirá, no início do ano, uma nova praça, que terá o nome de Padre Cícero Romão Batista (...)

AUDIÊNCIA
Um dos mais queridos profissionais de imprensa do Cariri João Hilário continua dando um show de informação do jornal Super Tempo na Rádio Tempo FM. A notícia sem embromação, além do que Hilário é com certeza o professor dos radialistas caririenses.

BATE-PAPO
NINGUÉM SEGURA
As Lojas Americanas inauguraram na última terça-feira, dia 11, sua segunda loja em Juazeiro do Norte, localizada na Praça Padre Cícero. Há um ano, as Lojas Americanas inauguraram a primeira filial no Shopping Cariri, que, nos primeiros dias de funcionamento, chegou a bater recordes de venda entre as lojas da rede.

BERÇO DE GENTE FAMOSA
Quem também nasceu na Fazenda Caiçara, em 11 de fevereiro de 1760, foi a revolucionária Bárbara de Alencar. A casa em que ela nasceu encontra-se em bom estado de conservação e foi transformada em museu, por iniciativa da família Alencar, ramo de Exu (PE). O pequeno museu de Bárbara de Alencar foi incluído no roteiro turístico do Cariri cearense.

VISITANTE ILUSTRE
O pianista brasileiro João Carlos Martins, o único no mundo a gravar a obra completa de Bach, veio conhecer o Cariri. João Carlos - que tem um irmão também famoso, Yves Gandra Martins - fez palestra no Teatro Municipal de Crato e declarou à imprensa: "Adorei o Crato! Adorei o Ceará e a região do Cariri e fui até o Horto pedir um milagre ao Padre Cícero". Ele encantou a todos pela simplicidade e simpatia.

Nenhum comentário: