domingo, 30 de dezembro de 2007

Cariri vai sediar debate sobre transposição do São Francisco

A transposição das águas do rio São Francisco vai estar em debate no mês de janeiro na região do Cariri. Cidades como Jardim, Crato, Jati, Aurora e Icó estão no roteiro das discussões sobre o projeto do Governo Federal que vai interligar as bacias do São Francisco com a sub-bacia do rio Salgado, numa área que abrange 23 municípios cearenses. "Serão realizadas audiências públicas, a partir do dia 11 de janeiro para que as pessoas possam debater o projeto, a forma como está sendo realizado, como será feita a interligação das bacias", diz Eraldo Oliveira, chefe de fiscalização do escritório do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Crato. A primeira audiência está marcada para o município de Jardim, a partir das nove horas e local a ser definido. Eraldo Oliveira diz ainda que é uma oportunidade das pessoas tirarem suas dúvidas com os técnicos de órgãos do meio ambiente como o Instituto Chico Mendes, a chefia da Área de Preservação Ambiental (APA) da Chapada do Araripe, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e técnicos do projeto São José, do governo estadual. "Queremos esclarecer e aprofundar o debate sobre o projeto de transposição nos aspectos construtivo, ambiental e gerencial", complementa Jackson Antero de Sousa, chefe da APA Chapada do Araripe. Além do debate marcado para a manhã do dia 11 próximo em Jardim, estão agendadas discussões sobre a transposição do São Francisco para o Crato no dia 18 do próximo mês, também pela manhã. Ciclos de debates sobre o tema também vão ocorrer em Jati, no dia 15 de fevereiro, a partir das 9 horas, em Aurora, no dia 22 daquele mês e em Icó no dia 1º de março de 2008.

SERVIÇO Mais informações na chefia da Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe - Praça Joaquim Fernandes Teles, s/n, Bairro Pimenta, no Crato, ou pelo telefone: (88) 3521-5138.

FIQUE POR DENTRO - O projeto de transposição das águas do rio São Francisco consiste na transferência de águas do rio para abastecer pequenos rios e açudes da região Nordeste que possuem um déficit hídrico durante o período de estiagem. As obras são prioritárias para o governo no setor de infra-estrutura.

- A transposição do rio São Francisco é uma discussão antiga no Governo Federal. O projeto foi concebido inicialmente em 1985, ainda no âmbito do extinto Departamento Nacional de Obras e Saneamento (Dnocs). Em 1999, o projeto foi transferido para o âmbito do Ministério da Integração Nacional. Atualmente, vários ministérios acompanham as ações do projeto, assim como o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - formado pela sociedade civil e pelas três esferas de governo.

- A transferência de água está incluída no Programa de Desenvolvimento Sustentável para o Semi-Árido e a Bacia do Rio São Francisco. A prioridade, para o Governo Federal, é melhorar as condições de vida da população que vive às margens do rio ou têm no São Francisco o seu meio de sobrevivência. - Os estados mais beneficiados serão a Paraíba, o Rio Grande do Norte, Pernambuco e o Ceará. O rio São Francisco possui 2,8 mil km de extensão, nasce em Minas Gerais, na Serra da Canastra, e desemboca no Oceano Atlântico, entre Sergipe e Alagoas.

- Na última quinta-feira, 20, o bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, de 61 anos, decidiu encerrar a greve de fome contra as obras da transposição do rio São Francisco, que já durava 24 dias. Ele representa um grupo de ambientalistas e políticos que asseguram que a transposição não vai beneficiar as famílias que hoje sofrem com a falta d´água. Os críticos alegam que a água será usada para grandes empreendimentos.

- Dizendo que seu governo está realizando a maior política de revitalização do rio São Francisco de toda a história, o presidente Lula afirmou que o projeto vai levar água a cerca de 12 milhões de pessoas, que são vítimas da indústria da secam e caminhões-pipa são usados de maneira política.

- O Diário Oficial da União publicou na quinta-feira, 11, o resultado da licitação para a construção do primeiro lote do Projeto de Integração da bacia do São Francisco às bacias do Nordeste Setentrional.

- O consórcio Águas do São Francisco, formado pelas empresas Carioca, S.A. Paulista e Serveng, executará as obras civis de instalação, montagem, testes e comissionamento dos equipamentos mecânicos e elétricos do Lote 1 do Eixo Norte, que parte de Cabrobó, em Pernambuco, cujo valor global é de R$ 238,8 milhões.

Fonte: Agência Brasil e Banco de Dados

Nenhum comentário: