terça-feira, 29 de setembro de 2009

ASTRÔNOMO JUAZEIRENSE COORDENA CONCURSO NACIONAL EM PARCERIA COM A NASA

Coordenado no Brasil pelo astrônomo juazeirense Valmir Martins de Morais, da Estação Astronômica PieGise e pelo Físico Marcelo de Oliveira Souza, do Clube de Astronomia Louis Cruls do Rio de Janeiro, ambos membros do projeto internacional Saturn Observations Campaign, da agência espacial americana – NASA, “Cassini - Cientista Por Um Dia” é um concurso de redação criado para dar aos estudantes do mundo inteiro uma oportunidade de experimentarem como é a vida de um cientista na NASA. O concurso é aberto a todos os estudantes brasileiros do ensino fundamental (6º, 7º, 8º e 9º ano) e do ensino médio.

Pela primeira vez nossos estudantes terão a oportunidade única de decidirem o rumo de uma nave espacial que se encontra em órbita num outro planeta. Os estudantes aprenderão a pensar como cientistas, defendendo a escolha de seu alvo, como fazem os cientistas da Cassini, interagirão com seus professores das áreas de Ciências,Geografia, Física e/ou Português, “viajarão” pela internet a procura de informações e ganharão prática na escrita de redações.

O alvo escolhido em Saturno deve ser aquele que, na opinião do estudante, renderá os melhores resultados científicos, proporcionando novas descobertas ou aprimorando os estudos já realizados do Planeta. A escolha do alvo e os seus motivos deverão ser explicadas na redação. Dia 11 de outubro de 2009 é a data que a Cassini apontará suas câmeras para obter imagens do alvo determinado pelos estudantes.

Prêmios diversos, além de certificados de participação para alunos, professores e escolas serão oferecidos pela coordenação nacional do concurso Cassini – Cientista Por Um Dia, e os vencedores também participarão como convidados de uma vídeo-conferência com os cientistas do controle da missão Cassini, da NASA, no dia 19 de outubro. As inscrições seguem até 30 de outubro próximo.

Veja o Regulamento em: http://cientistaporumdia.blogspot.com/2009/09/regulamento-do-concurso.html

Nenhum comentário: