quarta-feira, 23 de setembro de 2009

DADOS OFICIAIS DO IBGE REVELAM JUAZEIRO COMO O MAIS FEMININO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI

Acabam de ser disponibilizados na página do IBGE os resultados da Pesquisa Nacional de Amostragem de Domicílios. De suas tabelas retiramos os dados concernentes não só a Juazeiro do Norte, como os demais municípios do Crajubar e os integrantes da denominada Região Metropolitana do Cariri. Estes são alguns indicadores que já nos sinalizam para onde estamos indo, em razão, especialmente, da ação ou omissão de políticas públicas.

Percentualmente, no Ceará, as populações masculina e feminina, respectivamente, são da ordem de 48,83 e 51,17%. Na RMC os valores são de 47,94 e 52,06%. Juazeiro do Norte, 47,21 e 52,79%. No Crajubar, os valores são de 47,45 e 52,55%. Nos últimos anos vem sendo observado um gradual crescimento da população feminina, especialmente em Juazeiro do Norte, o mais “feminino” dos municípios da Região Metropolitana.

Particularmente Juazeiro do Norte, por ter uma área urbana muito reduzida, é relevado como o município mais urbanizado, o que reclama de forma mais aguda uma preocupação para dotar todo o município com equipamentos de serviços públicos, desconcentrando a área central da cidade.

Quanto aos dados de população alfabetizada, acima de 10 anos de idade, os números são: No Ceará, 75,3%. Na RMC, 74,4%. Em Juazeiro do Norte, 76,9%. E no Crajubar, 77,34%. Esta situação favorável de Juazeiro do Norte é, na RMC potencializada pelo ótimo desempenho da cidade de Crato, como a mais alfabetizada. Juazeiro do Norte tem pela frente uma grande tarefa: implementar ações mais agressivas para alfabetizar um contingente que atinge quase 39 mil pessoas.

Nenhum comentário: