quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ROMARIA DA TERRA

Como o tema "Semiárido em Romaria por mais Vida e Cidadania" será celebrada em Iguatu no dia 11 de outubro, segundo domingo do mês, a 14ª Romaria da Terra. A programação se estenderá das 4 horas da manhã até às 16 horas com a Celebração Eucarística, bênção e envio dos romeiros(as) da Terra às suas comunidades de origem.

A chegada e acolhida dos romeiros e romeiras será na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro situada no bairro prado. Às 7 horas, início da caminhada com parada na Catedral de São José, seguindo em seguida até o Largo (e lago) da Telha, local que deu origem a cidade de Iguatu. Ali, será feito um grande circo ao redor da lagoa como forma de abraçá-la, encerrando-se esse momento com uma dança.

A programação terá sequência com deslocamento para os bairros e deslocamento dos bairros para a praça da Matriz de Nossa Senhora Santana, padroeira de Iguatu, no Centro. Ali, haverão apresentações culturais com artistas da caminhada e às 16 horas a Celebração Eucarística com o encerramento das atividades.

Neste ecnontro celebrativo estarão sendo lembrados os 25 anos de realização das Romarias da Terra no Ceará e o centenário do Profeta Dom Hélder Câmara e do Poeta Patativa do Assaré. Esta é a segunda vez que Iguatu recebe a Romaria da Terra. A primeira vez ocorreu no dia 11 de outrubro de 1997 com a 8ª Romaria cujo tema escolhido foi "Na Luta por Terra e Água, o Renascer de Canudos".

S E R V I Ç O

Quem chega a Iguatu, oriundo da região sul do estado, logo após cruzar a ponte metálica, segue à direita no primeiro semáforo, com destino ao Centro. A aproximadamente 300 metros está situada a Igreja da padroeira do bairro Prado.

Quem chegar a Iguatu oriundo do sertão central e região Norte, a melhor opção é seguir pela avenida Perimetral evitando percorrer todo o centro da cidade. No primeiro semáforo da Avenida Marechal Castelo Branco (Perimetral), dobra à esquerda e no próximo semáforo, entra novamente à esquerda. A cerca de 300 metros encontra-se a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Embora um pouco mais distante, este é o melhor roteiro a se percorrer.

A Romaria da Terra é organizada de dois em dois anos pela Comissão Pastoral da Terra (CPT/CE) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste 1 e a ilustração do Cartaz é um trabalho em umburana do xilogravurista cratense Carlos Henrique Soares.

Informações: Padre Vileci - (88) 9914-1598/3535-1075 - Nininha (88) 8813-6649 - CPT/CE (85) 3226-1413 / cptce@fortalnet.com.br

Nenhum comentário: