segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

COMBATENDO O ASSÉDIO MORAL

O HSBC confirmou que vai aderir à cláusula de combate ao assédio moral. Em reunião com Representantes dos bancários em todo o Brasil, na quinta 16/12, para estabelecer procedimentos, o gerente sênior de Relações Sindicais do banco, Gilmar Lepchalk, reforçou a intenção.

A cláusula de combate ao assédio moral é conquista dos bancários na última Campanha Nacional 2010 e faz parte da Convenção Coletiva de Trabalho. Ela prevê, para sua aplicação, que os bancos confirmem a adesão assinando um acordo aditivo. Além do HSBC, Bradesco, Santander, Citibak e Itaú unibanco já confirmaram o compromisso, estando pendente apenas uma data a ser estabelecida para a assinatura.

Entenda – A cláusula de combate ao assédio moral se aplicará a todos os bancários do Brasil e prevê avaliação semestral do programa, com apresentação por parte da Fenaban de dados estatísticos setoriais com indicadores de qualidade. Com a informação, será possível identificar as causas e estabelecer políticas para combatê-las.

As instituições que aderirem se comprometerão com uma declaração explícita de condenação a qualquer ato de assédio. Também deverão implementar um canal para receber as denúncias, com prazo para apuração e retorno à entidade sindical. A denúncia poderá ser feita pelo bancário ou pelo Sindicato e o banco terá até 60 dias, contados a partir da data da denúncia, para apurar e tomar as providências.

Fonte: Contraf-CUT

Nenhum comentário: