segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

PASTORAL DA SOBRIEDADE


A Pastoral da Sobriedade, ligada à Arquidiocese de Fortaleza, termina 2010 com um balanço positivo, na avaliação do Coordenador Diocesano de Formação da Pastoral da Sobriedade, Rogério Melo. Essa ação concreta da Igreja Católica voltada para a prevenção e recuperação da dependência química, ampliou de 270 para 1680 atendimentos/mês, em grupos de autoajuda. Um dos planos para 2011, segundo Rogério, é a formação de agentes pastorais para atuação nas escolas.

O Coordenador informa que o aumento no número de atendimentos de dependentes e co-dependentes (familiares e amigos) foi possível graças aos Cursos de Capacitação de Novos Agentes da Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Fortaleza realizados ao longo deste ano.

Foram quatro cursos. O primeiro, em maio, na Casa de Retiro Nossa. Senhora de Fátima na Lagoa do Banana, Caucaia, formou 85 agentes. Em agosto, no Centro Pastoral Casa Maria Mãe da Igreja, em Fortaleza, foram capacitados mais 45 agentes. Em setembro, na Paróquia Jesus, Maria e José, em Beberibe, houve formação de mais 20 e, no quarto curso, em novembro, realizado na Paróquia São João Batista, em Aruarú, foram capacitados mais 50.

“Começamos 2010 com 25 agentes e três grupos de autoajuda, que atendiam em média 30 dependentes e co-dependentes, em reuniões semanais, num total mensal de 270 atendimentos. Feito esse trabalho de capacitação, obtivemos um aumento de 25 para 225 agentes capacitados. O número de grupos de autoajuda passou de três para 14 grupos, aumentando também o número de atendimentos mensais, que era de 270 para 1680 atendimentos por mês”, contabiliza Rogério.

FONTE: Agência Boa Notícia

Nenhum comentário: