terça-feira, 28 de dezembro de 2010

LULA DIZ QUE VAI APOIAR REELEIÇÃO DE DILMA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que não será copiloto de sua sucessora, Dilma Rousseff, e que pretende se afastar de tudo por seis meses para resolver o que vai fazer no futuro. Ele garantiu que não está em seus planos concorrer a qualquer cargo eletivo, nem à Presidência em 2014. Lula afirmou que desde agora está apoiando a reeleição de Dilma.

"Trabalho com a ideia fixa de que Dilma será candidata. É justo e legítimo e será minha candidata em 2014. Só existe uma hipótese : ela não querer ser candidata", afirmou, em entrevista durante um café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto.

Lula afirmou que nunca ficou tentado a mudar a Constituição e garantir a si a possibilidade de um terceiro mandato. Segundo ele, quem cria o terceiro mandato, cria o quarto e o quinto e assim por diante. "Assim se cria uma ditadurazinha", afirmou. Questionado se é o caso da Venezuela, com as sucessivas reeleições de Hugo Chávez, o presidente foi taxativo: "A Venezuela tem o regime que quer ter".

Lula disse que optou por se isolar dos amigos nos oito anos em que ficou no governo, especialmente no segundo mandato. Isso ocorreu porque, se convidasse um amigo para passar o fim de semana no Palácio da Alvorada e esquecesse de chamar outro, criaria inimigos.

Lula afirmou, ainda, que sua decisão deixou o cargo de presidente "menos vulnerável às rodas de uísque e de cerveja". Ele lembrou que poderia ser alvo de vídeos e fotos quer cairiam facilmente na internet.

Nenhum comentário: