sábado, 18 de dezembro de 2010

APROVAÇÃO DE LULA AUMENTA

A aprovação ao governo Lula atingiu novo recorde em dezembro, com avaliação ótima ou boa para 80% dos entrevistados, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem. Outros 4% consideram o governo como "ruim" ou "péssimo". A aprovação pessoal ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva também atingiu nível histórico de alta, com 87% dos entrevistados avaliando positivamente, contra 10% que desaprovam o presidente.

Na última pesquisa, divulgada em outubro, a aprovação ao governo Lula era de 77%, enquanto a aprovação pessoal ao presidente era de 85%.

A confiança dos brasileiros no presidente Lula retornou ao nível recorde, de 81%, depois de ter recuado para 76% na pesquisa de outubro. Segundo a pesquisa CNI/Ibope anunciada ontem, o índice em confiança em Lula é maior na região Nordeste, onde atinge 91%.

O levantamento também fez uma comparação entre o primeiro e o segundo mandato do presidente Lula e para 44% o governo a partir de 2007 foi melhor do que o iniciado em 2003, enquanto 47% acham que o desempenho de Lula foi igual em ambos os períodos.

O presidente continua com melhor aprovação no Nordeste. A pesquisa mostra que 95% da população da região tem avaliação positiva de Lula e 86% avaliam o governo como ótimo ou bom. O pior desempenho está na região Sul, onde a aprovação do presidente é de 80% e a do governo, de 75%.

As recentes ações policiais de combate ao tráfico no Rio de Janeiro, segundo o gerente executivo de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, contribuíram para que, pela primeira vez em oito anos de governo, a segurança pública tivesse avaliação positiva: 49% de aprovação contra 46% de reprovação.

No último levantamento, as ações de segurança eram reprovadas por 53% contra 40% de aprovação.

A pesquisa divulgada ontem foi feita entre os dias 4 e 7 de dezembro. Foram entrevistados 2.002 eleitores maiores de 16 anos, em 140 municípios brasileiros. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, tanto para mais quanto para menos.

Nenhum comentário: