quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

CENTENÁRIO DE JUAZEIRO TERÁ OBRAS INICIADAS EM JANEIRO

A menos de sete meses para a comemoração dos 100 anos deste Município, deve ser iniciada a principal obra que irá marcar a passagem da data, que é a construção do Complexo do Centenário. O projeto inclui o Marco Zero e a Praça do Centenário. Com a assinatura da ordem de serviço e empresa licitada já definida, as obras da praça devem começar no mês de janeiro. Serão mais de R$ 2 milhões investidos no Complexo. Nos próximos meses serão editados 20 livros, dez deles inéditos sobre o centenário da cidade, com investimentos de R$ 160 mil, por meio de projeto do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB).

A comissão do centenário, criada com o objetivo de dar impulso aos trabalhos relacionados ao primeiro século de emancipação de Juazeiro, espera dar uma dinâmica nos trabalhos a partir do início do próximo ano. Mas, 2011 já entra com a saudação aos 100 anos. Os sinos das paróquias tocarão na chegada do Ano Novo.

A ideia partiu do presidente da comissão, Geraldo Menezes Barbosa. Ele afirma que a mobilização está sendo feita com as igrejas no sentido de marcar e já entrar os 100 anos com uma dinâmica, que fará parte das comemorações. Ele disse que junto desta homenagem, em que a população também terá a oportunidade de participar, dando uma badalada, cada cidadão irá receber um documento como comprovação de ter participado do momento histórico da cidade.

O projeto da praça foi assinado pela arquiteta Gisele Menezes. A ideia inicial era construir uma vila antiga com as primeiras edificações da cidade, inclusive com a capelinha que deu origem à Igreja de Nossa Senhora das Dores, em 1827. Um quadro da artista plástica Assunção Gonçalves inspirou a homenagem inicial.

Nenhum comentário: