terça-feira, 23 de junho de 2009

Entrevista com Dr. Leitão, presidente da comissão gestora da Expocrato 2009




O que o senhor fez com 50 milhões de reais da Expocrato 2008?


Dr. Leitão: Olha, em primeiro lugar não é a comissão gestora da Expocrato, nem o grupo que trabalha, que administra e faz o progresso da exposição do Crato quem movimenta esse dinheiro. Quem está fazendo essa incitação de querer sabe desses 50 milhões de reais da Expocrato, como se fosse a comissão gestora quem administra esse dinheiro, está fazendo uma colocação completamente errada, sem qualquer fundamento, sem saber nem de onde é a fonte. 50 milhões de reais foram negociados dentro do parque da exposição do Crato são de instituições, de empresas e de entidades que vêm aqui para negociar, gerar emprego e renda durante a Expocrato. Esses 50 milhões que foram negociados na Expocrato, o cidadão que quer saber isso é só ir ao BNB e ver para onde foram os 28 milhões de reais negociados aqui, é só ir lá no BNB saber para onde esse dinheiro foi, ta certo? Fora isso é só procurar o CDL do Crato para saber dos 42,9% que cresceu o comércio do Crato na Expocrato 2008, em relação a 2007, aí é só os comerciantes do Crato poderão responder a esse cidadão.

Com relação a essa polêmica com a idéia do governador Cid Gomes em querer fazer um novo parque de exposição no Crato. O sr. tem alguma opinião?

Olha, isso envolve a parte política, e a parte política eu não gosto de interferir ou intervir. O que tenho conhecimento de uma forma bem clara, de uma forma bem convincente, de uma maneira extremamente decente, é que o secretário Camilo Santana e o governador Cid Gomes (PSB) lançaram uma idéia para que o povo do Crato discutisse e veja se é importante para o Crato a saída do parque daqui, indo para um local novo, estrutura nova, com o dobro do tamanho atual. Portanto, a conduta do secretário Camilo Santana, a conduta do governador Cid Gomes foi de lançar uma idéia se o povo do Crato quer um outro parque, com nova capacidade, em um local a ser definido pela população do Crato. É um investimento igual ao do parque de Sobral, o equivalente a 25 milhões de reais, onde se gerará emprego, para esse povo durante a sua construção. Será um parque extremamente modernizado, com estacionamento para 10 mil veículos, dois restaurantes permanentes, com laboratórios que não temos nenhum aqui, com um parque de show completamente isolado para que não haja perturbação do sossego da população, com pavilhões modernos, ventilados, tudo separado, com totalmente estruturado o parque. A idéia é perguntar se o povo quer, se não quiser morre o assunto.

E que história é essa do governo quer tirar o parque do Crato e levar para Juazeiro ?

Aquela história de se tirar o parque daqui para levar para outra cidade, seja ela qual for, isso é balela, isso é tentar desvirtuar o debate, isso é alguém que está tentando enganar a população. Não existe o menor fundamento nisso. Tanta não existe fundamento, que hoje o nosso parque está todo asfaltado, estamos construindo o museu para resgatar e preservar a história da Expocrato, com recursos da iniciativa privada, isso é importante, é um trabalho dessa comissão gestora, e de um sacrifício, sem sombra de dúvidas, de todos aqueles que deixam os finais de semana com suas famílias para ficar aqui no Crato. Quem quiser vir, pode vir aos sábados e domingos aqui que estamos trabalhando. E isso se tem o apoio, pois o Camilo Santana tem o maior respeito, o mais carinho, a maior dedicação ao povo do Crato e à cidade do Crato.

E o São João que vai acontecer aqui?

Olha, esse São João foi uma coisa que todos nós, digo nós, porque isso aqui é um grupo, são pessoas que querem bem a essa exposição, fazem isso aqui por amor, por carinho, e esse grupo resolveu desde quando se tomou a frente para esse trabalho na exposição de se colocar o parque sempre em funcionamento, ele sempre vivo, funcionando. Aí, tivemos essa idéia de fazer um São João para as famílias, as famílias precisam estar no São João, resgatando o São João, com o quentão, com a pamonha, com o mungunzá, com as características próprias de um São João, e aqui chamamos o São João de I Expo São João da família do Cariri pois queremos aglutinar outras cidades para cá, para ficar mais perto da gente, aqui é a nossa sede, estamos convidando as famílias para participarem. Então, essa é uma idéia , essa idéia não foi minha, foi do próprio secretário Camilo. E nós pegamos a idéia e colocamos para movimentar e será, com fé em Deus, será uma realidade o São João das famílias do Crato, por que este parque, está exposição temos o maior respeito, o maior carinho por esta cidade, por este povo, haja visto o que vem crescendo a exposição.

A Expocrato 2009 vai cair em tamanho, ou será maior que a de 2008?

Tivemos em 2008 cinco exposições interamericanas, transmissão do canal do boi para a América Latina, não só para o Brasil. Trouxemos uma exposição pan-americana de cães, este ano estamos trazendo duas exposições internacionais de cães, autorizada pela Bélgica, e vamos fazer um ranking , significa dizer que estamos fazendo pontuação e julgando a nível de Brasil em todas as exposições dentro da Expocrato 2009. Essa é a determinação do próprio secretário de agricultura, Camilo Santana, que não tem titubeado, não tem ficado em uma situação de indecisão, para ajudar e desenvolver a Expocrato, pelo contrário, tudo o que se fala da Expocrato, o secretário Camilo está à frente, com boa vontade, determinação e isso é importante. É o que nós queremos. Quem quiser vir aqui, ficar conosco, trabalhar conosco, nos apoiar, vamos arregaçar as mangas e trabalhar, é isso que precisamos ao invés de algumas pessoas que ficam praticando condutas e ações que não levam à nada. O que se deve mostrar são as ações, coisas práticas, e coisas que realmente tenham êxito. E é isso o nosso objetivo e a nossa vontade. Digo sempre: temos um grande carinho, um respeito, um grande amor por esta exposição, por essa terra, por esse povo, por essa gente, e é por isso que nós estamos mostrando esse trabalho aqui na exposição do Crato, sempre crescente, prá frente, uma exposição sempre volumosa, de negócios, de gente, de povo. Hoje., nós temos um site nosso, temos publicidade da Expocrato nas principais edições de revistas agropecuárias do Pais, e isso é divulgação para a cidade, e divulgação do Crato, é divulgação da exposição. Nós participamos de vários leilões por esse Brasil afora, e quem assistiu aos leilões pelo canal Terra Viva, Canal Rural e Canal do Boi viu a nossa participação sempre dizendo “Aqui está a presença do Crato”, aqui a comissão gestora está participando deste leilão, aqui o Crato tem a sua representação, para que possamos trazer esse povo lá de fora, para vir participar aqui conosco, para conhecer essa terra maravilhosa, de gente boa, que está em pleno progresso.

Voltando à polêmica em relação ao parque o senhor já conversou com a comissão gestora sobre essa idéia do governador de mudar parque construir um novo parque de exposições para o Crato?

Olha, eu não discuti, porque acredito que este não seja o fórum, o fórum para essa discussão deve ser mais amplo. Acredito que devemos nos ater ao nosso propósito que é o de fazer uma Expocrato 2009 maior que a de 2008. É como isso é uma idéia do governador do estado, uma proposta do secretário Camilo Santana, prefiro não me meter nesses assuntos, no assuntos políticos e administrativos do estado. Agora, quem tem que falar sobre essa questão é a sociedade, de forma organizada. Todos os setores devem participar dessa discussão e dar a sua idéia. Da minha parte, estamos aqui para explicar o que for preciso, para esclarecer, avançar. O que estou dizendo são apenas fatos que tenho conhecimento e sei do respeito que o governador tem por essa cidade. Tanto é que o governador disse ao secretário Camilo que é uma idéia, para o povo discutir, se o povo quer ou não quer um novo parque. Se o povo não quer é claro que ele não vai fazer. A proposta seria: fazer um parque novo, moderno, em outro local, com maior dimensão, grandiosidade, e conseqüentemente fazer deste local atual, um espaço para a URCA, fazer uma cidade universitária, para a URCA, que precisa crescer, que precisa avançar. A URCA precisa tomar um rumo diferente, para ajudar no progresso não só do Crato, mas de toda a região do Cariri.

imagem: silviodoria.blog.uol.com.br

Nenhum comentário: