sexta-feira, 26 de junho de 2009

Grande evento alusivo a São João movimenta noite de quarta-feira, em Aurora




A Prefeitura municipal de Aurora por intermédio da sua secretaria de Cultura, Turismo e Esporte(Seculte), realizou na noite da última quarta-feira, 24 um super show forró Popular em comemoração a passagem do dia de São João. O evento aconteceu na praça Santos Dumont no bairro Araçá o mais populoso da cidade. Mesmo após as festividades anteriores da noite de São João e com um dia de trabalho pela frente pessoas da sede e zona rural, assim como de cidades vizinhas compareceram ao acontecimento; o que foi motivo de muita alegria e contentamento de todos os que compõem a Seculte, pasta responsável pela organização d e todo o evento. Sob a animação das bandas: Forró Sacanear e Forró Lapada a Secretaria de Cultura do município iniciou as comemorações juninas, uma das mais tradicionais do Cariri Oriental.

Festal Junino, edição 2009

Dia 29 segunda-feira, acontece a 1ª edição do FESTAL JUNINO – Festival Municipal de Quadrilhas Juninas de Aurora com duas modalidades de disputa: Adulta e Infantil.
Na categoria quadrilhas adultas, serão premiadas as três primeiras quadrilhas colocadas. com 3.000,00 , 2.000,00 e 1.000,00 reais, respectivamente.
Já na disputa infantil, a premiação será de: 700,00 ; 500,00 e 300,00 para os 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente. Além de troféus e certificados de participação. Na noite do dia 29, segunda-feira a Prefeitura realiza, além do Festal Junino mais um grande forró com as participações das bandas: Eclipse do Forró e Forró na Veia.

Ruas, praças e avenidas receberam uma ornamentação especial com as cores das festividades juninas, uma forma de se assinalar a passagem de tão importante data em Aurora. A praça Santos Dumont, local dos festejos, também recebeu um colorido mais que especial, segundo informou o secretário de Cultura José Cícero.

Mais de 5 mil pessoas estão sendo esperadas para acompanhar todo o desenrolar das festividades este ano. O prefeito Adailton Macedo, por sua vezs, não esconde suas satisfação em promover, resgatar e incentivar esta que é uma das mais importantes das manifestações populares de toda a região caririense. O aurorense em essência, é um povo profundamente identificado com a alegria e participação efetiva nos momentos festivos e religiosos, explicou.

“ Não mediremos esforços em fazer do Festal Junino uma das festividades mais organizadas e animadas dos últimos anos. Tudo voltado para o bem-estar da nossa municipalidade e visitantes”, disse a coordenação do evento. “O lazer e o entretenimento sadio correspondem não apenas a um direito do cidadão, como também a uma necessidade da sociedade... e quando isso se alia a história assim como ao resgate e preservação do folclore, bem como das nossas tradições populares, estaremomos desta forma promovendo e valorizando um forte instrumento de cidadania, posto que Cultura também é isso, educação, saúde entre outros valores sociais, enfatizou o secretario da Seculte-Aurora.

Quadrilhas Juninas Participantes

Participam este ano do Festal Junino as agremiações brincantes da sede e zona rural com destaque para a Comadre Elza, Filhos do Sertão, bem como Chapéu de Palha do distrito de Tipi. Além das quadrilhas Juninas infantis, tais como: Família Busca-pé, Filhos do Sertão Mirins e Canto do Sabiá(colégio Romão Sabiá) e pau de fogo. Também se apresentam à guisa de participação especial, o Arraiá do Padre Cícero do distrito de Ingazeiras e o Arraiá da 3ª Idade (quadrilha do Cumpade Zé) composta pelos idosos assistidos pela secretaria de Ação Social do município.


Do blog de Aurora e do José Cícero
www.jcaurora.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com

Nenhum comentário: