terça-feira, 23 de junho de 2009

Saúde em Juazeiro do Norte

Desafios e resultados do SUS foram debatidos em Juazeiro

Servidores da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte participaram na sexta-feira, do seminário SUS: Desafios e Resultados em promoção da Secretaria de Saúde do Estado em parceria com o CESAU (Conselho Estadual de Saúde). O palestrante foi o Secretário de Saúde do Ceará, João Ananias. O Vice-prefeito José Roberto Celestino durante a abertura fez uso da palavra e ressaltou a importância do evento. “É importante que iniciativas como estas sejam realizadas para despertar junto aos operadores da saúde o significado mais pleno do que é o SUS, suas falhas e, principalmente o que oportuniza para as pessoas mais humildes, mais pobres” enfatizou o vice-prefeito.O Secretário de Saúde de Juazeiro, Giovanni Sampaio falou em nome dos demais que estavam presentes e aproveitou para agradecer as parcerias que estão sendo firmadas com os municípios. O secretário lembrou investimentos como o Hospital Regional, CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) Estadual e policlínicas em diversos municípios. João Ananias fez uma apresentação enfocando a história do SUS a partir da Constituição de 1988 e as suas dificuldades, principalmente as de ordem financeira. “Um dos grandes gargalos do SUS é não ter a atenção primária com a mesma importância em termos financeiros que o Governo Federal tem o que denominam de média complexidade” afirmou.



Juazeiro integra Caravana em Defesa do SUS

Aconteceu em Barbalha dias 11 e 12 no auditório da UFC, importante reunião da chamada “Caravana em Defesa do SUS”. O evento contou com presenças de Francisco Batista Júnior e Alcy Pinheiro, respectivamente presidentes dos conselhos Nacional e Estadual de saúde. De Juazeiro participaram técnicos do núcleo gestor da Secretaria de Saúde e integrantes do Conselho Municipal de Saúde.A proposta da Caravana Nacional em Defesa do SUS partiu da reunião extraordinária do Conselho Nacional de Saúde. Para o Prefeito Manoel Santana é importante que a Secretaria de Saúde esteja nestes encontros “para ver todo o processo de repolitização do Sistema Único de Saúde que está previsto no chamado pacto em defesa do SUS”. Segundo ainda o prefeito juazeirense “através de encontros como esse há um aperfeiçoamento na promoção de cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito”.

Saúde atua com êxito no JuáForró

O público que tem comparecido nos festejos do JuáForró tem elogiado a efetiva participação da Secretaria Municipal de Saúde nas ações intersetorializadas da Administração da Revolução Democrática. A coordenação municipal de DST/AIDS tem distribuído preservativos e panfletos sobre a necessidade de se fazer sexo seguro. Numa parceria com a Coordenação de Mobilização Social foi realizada toda uma sensibilização junto aos participantes da maior festa junina do Ceará. Equipes do PACS (Programa dos Agentes Comunitários de Saúde) com profissionais da atenção básica, têm se revezado no plantão em um posto no Parque de Eventos Padre Cícero para atender quem por ventura tenha algum problema de saúde para atendimento inicial. Duas ambulâncias, inclusive uma UTI Móvel, também ficam de prontidão para socorrer em sendo necessário para os hospitais Estephânia Rocha Lima e Santo Inácio. “Estamos seguindo uma determinação do nosso prefeito Dr. Santana de fazer com que a festa seja grandiosa, como está sendo, e de forma unida e irmanada cada profissional tem se dedicado e agradeço aqui, para fazer mais essa atribuição da nossa secretaria”, externou Giovanni Sampaio.

Continua vacinação infantil em Juazeiro

Não dá pra vacilar. Tem que vacinar. E no ritmo do slogan da Campanha Nacional de Vacinação Infantil continua em Juazeiro do Norte a vacinação de crianças até cinco anos nos postos de saúde da sede e zona rural contra a paralisia infantil. Dados do setor de imunização apontam até às 17:00h de segunda-feira que já foram vacinadas 61,60%, ou seja 15.729 crianças. A meta em Juazeiro é de vacinar 25.535 crianças. É importante que ao levarem seus filhos ao posto de saúde as mães levem também o cartão de vacinas. Se houver necessidade, pode haver na ocasião a atualização das demais vacinas, importantes para saúde da criança.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Juazeiro
Secretaria de Saúde

Nenhum comentário: