terça-feira, 23 de junho de 2009

Notícias políticas no Cariri




Governador está envolvido

O governador Cid Gomes não pode comparecer ao evento que oficializou a liberação de recursos para pesquisas que objetivam encontrar petróleo no Cariri na noite de sexta na URCA. Porém, já na manhã do dia seguinte, sábado, Cid recebeu em casa o diretor geral da Agência Nacional de Petróleo(ANP), Haroldo Lima e o senador Inácio Arruda onde relataram todos os detalhes do anúncio da pesquisa que contou com a presença de doze prefeitos do Cariri . No encontro, Cid foi informado também de todos os detalhes desses investimentos de R$ 14 milhões para o Cariri, e R$ 30 milhões para pesquisas no litoral do Ceará. Agora, Cid irá acompanhar todas as etapas desses estudos, a começar pela licitação da empresa responsável pelas pesquisas. A ANP fará essa escolha no segundo semestre, pois os traba lhos de coleta de duas mil amostras no Crato, Santana do Cariri e Araripe começam até dezembro.

Novas cidades na lista

É forte a pressão do senador Inácio Arruda para convencer a ANP a ampliar os investimentos nas pesquisas do Cariri. Inácio quer que outras cidades recebam essa mesma atenção e também sejam incluídas na relação cujos solos serão pesquisados. O diretor geral da ANP, Haroldo Lima, não descartou a inclusão de mais municípios.

Reconhecimento do trabalho

O diretor geral da ANP, Haroldo Lima, solicitou ao presidente do Jornal do Cariri, jornalista Luzenor de Oliveira, todas as edições relatando todo o histórico dessa vitoriosa luta para garantir as pesquisas por busca de petróleo na região sul do Ceará. Desde o lançamento do movimento pró-pesquisa de petróleo, até o anúncio oficial da liberação de recursos para que o sonho de uma transformação econômica se concretize a partir dos estudos do solo que podem identificar petróleo e gás.

Quem assume a culpa

Um grave erro da assessoria do prefeito Manoel Santana provocou os apupos que ele ganhou no show de Zezé de Camargo e Luciano no Juaforró. É praxe nesse mundo artístico, que o cantor abre o show, canta uma ou duas músicas e apresenta o prefeito, agradece por estar ali se apresentando e em seguida pede uma salva de palmas. Aí, dependendo do ambiente, o prefeito fala ou apenas acena para o público presente. Nada desse roteiro foi seguido. Antes de Zezé e Luciano entrarem no palco, jogaram o prefeito Santana as feras: uma multidão que estava ingerindo bebida alcoólica e só queria saber de se divertir. E diante da perspectiva de ouvir discurso, reagiu mal. Não poderia ser diferente. Em qualquer show, a reação do público sempre será essa de protestar a quem tenta atrasar a festa. Para comprovar a sucessão de falhas, Santana queria apenas anunciar uma boa notícia. No ano que vem o Juaforró terá uma duração de trinta dias. Cabe a Santana, virar a página, continuar com as mudanças em sua administração e entender esse episódio como um ensinamento.

Respaldo generoso

A ordem do Palácio Iracema é assegurar a reeleição do deputado Sineval Roque no ano que vem. Assim, o governador Cid Gomes está liberando obras para o Crato com a clara intenção de alavancar a candidatura de Roque no Município. Cid sabe que no Crato, Roque terá pela frente pelo menos dois fortes candidatos à Assembleia: Zé Adega (PR) em dobradinha com o ex-governador Lúcio Alcântara e Fabíola Alencar (PDT) em aliança com o vice-ministro do Trabalho, André Figueredo. Reeleito, Sineval Roque será lançado candidato a prefeito em 2012.

Brejo Santo é alvo no Cariri

Para quem estranhou o fato do escândalo da Funasa estar sendo investigado pela Polícia Federal de Juazeiro do Norte, a Operação Fumaça tem outras surpresas, a começar pela extensão – pelo menos cem municípios suspeitos de corrupção com verbas da União. No Cariri, é a cidade de Brejo Santo onde a PF mais avançou na investigação das fraudes com recursos federais. A PF tem grampos envolvendo servidores da Funasa e da prefeitura em relações nada republicanas. Essa apuração vai prosseguir e ainda fará muito barulho, não se descartando a imediata indisponibilidade de bens e até mesmo a prisão dos implicados nesse escândalo.

Disse me disse

• Welington Landim revelou estar sendo estimulado pelo deputado Ciro Gomes a disputar uma vaga na Câmara Federal. Por enquanto, Landim resiste a trocar uma reeleição tranqüila por esse novo desafio.
• Disputa interna na equipe do prefeito Santana para saber quem será seu candidato a deputado estadual. O federal é José Guimarães.
• Rede Globo Cariri será inaugurada em agosto, e todos os jornalistas da primeira emissora de televisão comercial serão filhos da terra ou com fortes vínculos com a região. Foi o que assegurou o diretor de jornalismo da TV Verdes Mares, Marcos Gomide.
• Desculpe a ignorância, desses cem municípios investigados pela Polícia Federal por fraudes na Funasa são do Cariri?

Coluna Política do jornalista Donizete Arruda, publicada na ediçao de hoje do JC.

Nenhum comentário: