domingo, 28 de junho de 2009

Notícas do Cariri


50 ANOS DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Este ano, comemora-se o jubileu de ouro da instalação da primeira escola de ensino superior do Cariri: a Faculdade de Filosofia do Crato. Deve-se esta instituição ao idealismo do reitor Martins Filho, que contou com o apoio do professor José Newton Alves de Sousa. Este último reside atualmente em Salvador, onde, depois de aposentado, fundou e dirige a Academia de Letras e Artes “Mater Salvatoris”. Trata-se de ilustre cratense que teve seu nome cogitado, em 2000, na relação prévia para a escolha do “Cearense do Século”. As urnas, no entanto, deram vitória a outro cratense: Padre Cícero.

MARCO ZERO DE JUAZEIRO
Juazeiro do Norte vai ter o seu marco zero, a exemplo de Recife, Curitiba e Porto Alegre. Trata-se de um obelisco que será erguido no exato local onde surgiu a cidade, em 1827, a partir da construção da capelinha de Nossa Senhora das Dores, pelo brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro. O marco zero ficará próximo à cúpula da Praça dos Romeiros, em frente à Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. Naquelas imediações surgirá, também, a Rua do Centenário – localizada entre o Centro de Apoio ao Romeiro e os arcos da Basílica Menor – possibilitando o contorno para quem desce pela rua São Pedro e retorna pela avenida Padre Cícero.

ENQUANTO ISSO...
O obelisco do centenário do Crato, localizado na Praça Juazez Távora (popularmente conhecida como Praça de São Vicente), encontra-se deteriorado, carente de pintura, e escondido e espremido entre duas mal localizadas mangueiras, cujas raízes já prejudicaram os alicerces do monumento. O obelisco do Crato precisa urgentemente de restauração, juntamente com a praça. Esta, construída há 56 anos, até hoje, nunca recebeu nenhum melhormento ou conservação.

CARIRI SERVE DE MODELO
A Unesco vem incentivando o surgimento de novos geoparks no Brasil. Para tanto, o Geopark Araripe vem sendo mostrado como modelo. Dias atrás, o Governo do Mato Grosso do Sul e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promoveram um evento para criação do Geopark na Serra da Bodoquena, que englobará parte da área do Pantanal. Para proferir palestras sobre o êxito da implantação do Geopark Araripe estiveram em Campo Grande (MS) os professores André Herzog e Alexandre Feitosa Sales, considerados os maiores conhecedores, no Brasil, nessa nova modalidade de preservação ambiental.

BOA INICIATIVA
Um escritório de arquitetura de Fortaleza está finalizando o projeto de revitalização das praças centrais do Crato, cujas obras terão início no segundo semestre deste ano. O projeto inclui a sinalização dessas praças, bem como de edifícios históricos da cidade de frei Carlos. As ruas centrais do Crato serão dotadas de placas indicativas onde constarão também os nomes antigos dessas vias urbanas. Aguarda-se, dentro da restauração das praças cratenses, a construção de um monumento ao fundador da cidade, frei Carlos Maria de Ferrara.

PENSE NUMA BURAQUEIRA
No dia 12 de julho começa mais uma Expocrato. Milhares de visitantes virão à Princesa do Cariri e vão se defrontar com um Crato de ruas esburacadas o que causa péssima impressão. Dentre elas: a avenida Maildes de Siqueira, proximidades do Parque de Exposição, onde as pedras toscas dividem espaço com o que restou do asfalto. Muitos buracos existem também na rua Ratisbona e avenida Padre Cícero, saída para Juazeiro. Idem na avenida São Sebastião, que dá acesso ao bairro Grangeiro. A pergunta que se impõe: ainda dá tempo a Operação Tapa Buraco visitar essas ruas?

JUAFORRÓ
Com certeza o Juaforró deste ano bateu todas as expectativas. Para agitar ainda mais aqueles que gostam da festa, o prefeito Manoel Santana anunciou que em 2010 o Juaforró terá 30 dias. Vale registrar nesta coluna que Elba Ramalho disse durante show que o evento de Juazeiro não deve nada ao São João de Caruaru (PE).

EXPOCRATO
O secretário Camilo Santana, do desenvolvimento agrário, vem trabalhando fortemente para o sucesso da Expocrato 2009, que deve alcançar em termos de negócios mais movimentação financeira do que a Expocrato do ano passado.


CURTAS

> Juazeiro do Norte resgata seu passado histórico. A humilde casa de taipa onde nasceu a beata Maria de Araújo era exatamente onde hoje fica o prédio dos Correios. A Prefeitura de Juazeiro, em parceria com o Governo Federal, vai fixar uma placa em memória da beata.

> Desde a última quarta-feira, está circulando no Cariri o nº 27 da revista A Província, publicada graças aos esforços e idealismo do jornalista Jurandy Temóteo. A nova edição bateu o recorde em número de paginas: mais de 200.

> Perguntar não ofende: como anda o cronograma de construção do Metrô do Cariri, de apenas 13 quilômetros de via férrea, interligando os municípios de Crato e Juazeiro que o Governo do Ceará anunciava para entrar em operação em 2009?

> Serão abertas no próximo dia 18 de julho as comemorações do centenário de Juazeiro do Norte. A data marca os cem anos de lançamento do jornal O Rebate, criado pelo sacerdote cratense padre Alencar Peixoto para lutar pela independência política de Juazeiro, na época distrito de Crato.

Coluna Cariri publicada na edição de hoje do jornal O Povo

Nenhum comentário: