terça-feira, 27 de outubro de 2009

BARBALHENSE EDITE AIRES MORRE AOS 103 ANOS

Causou consternação nos meios sociais e religiosos do Cariri o falecimento da senhora Maria Edite Cardoso de Alencar (Edite Aires) aos 103 anos de idade, ocorrido às 14h30min do último domingo , em sua residência no bairro Pimenta, em Crato. Natural de Barbalha, Edite Aires nasceu aos 11 de dezembro de 1905. Filha do casal Dr. Manoel Florêncio de Alencar e Maria Angélica Cardoso de Alencar, casou-se com o agropecuarista Aristides Aires de Alencar em 31 de julho de 1932, na matriz de Santo Antônio de Barbalha. Os pais de Dona Edite Aires, o Dr. Manoel Florêncio de Alencar (advogado, deputado estadual e inspetor federal de ensino) e Dona Maria Angélica Cardoso Sampaio tiveram nove filhos. A casa onde Edite Aires nasceu é ainda hoje um belo palacete de arquitetura colonial com mirante, e avista para a Praça da Matriz de Santo Antônio de Barbalha.

Em frente surgiu a Casa de Caridade construída pelo Padre Ibiapina e por trás encontra-se um dos mais belos panoramas do Cariri: o vale do Salamanca com seus canaviais farfalhantes onde rangia uma engenhoca de moer cana. Segundo o seu filho, escritor e advogado, Odálio, o solar centenário dos “Cardoso Alencar” confunde-se com a própria história de Dona Edite que foi um símbolo de longevidade de toda a família. Após o casamento realizado em Barbalha,o casal Aristides Aires de Alencar e Dona Edite Aires passou a residir no sítio Laranjeiras, município de Jardim e depois se mudou para a Fazenda Araripe, onde nasceram a heroína Bárbara de Alencar e o cantor Luiz Gonzaga.

Adquiriu depois a Fazenda União, do espólio do Beato José Lourenço e, finalmente, o casal passou a residir em Crato. O sepultamento de Dona Edite Aires foi realizado às 16 horas de ontem (26), no Cemitério de Barbalha, sua terra natal, saindo o féretro de sua residência no bairro Pimenta, em Crato

fonte: Cetama AM

Nenhum comentário: